IBM planeja chips que imitem o cérebro

Postado em 10 agosto 2013 07:47 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O ser humano não está nem perto de construir um computador como o cérebro, capaz de pensar por si só, processar muito mais informação e criar raciocínios complexos de deixar os PCs com inveja. Apesar disso, com o advento do Big Data, a IBM aposta no desenvolvimento de um processador que imite a arquitetura do cérebro humano.

Em 2011, uma equipe liderada pelo cientista Dharmendra S. Modha participou do projeto SyNAPSE e conseguiu criar chips neurosinápticos, que executavam algumas funções cerebrais. O grupo até formulou uma linguagem de computação totalmente nova para que os desenvolvedores consigam elaborar programas que funcionem com a lógica cerebral.

Porém, por enquanto, essa linguagem trabalha apenas com simuladores. Para que ela funcione completamente, a IBM precisa desenvolver processadores cerebrais capazes de mimetizar a eficiência, economia e tamanho do cérebro. Não é tarefa fácil, mas a empresa garante manter pesquisadores, cientistas e engenheiros trabalhando duro nisso.

Se a companhia um dia conseguir viabilizar a tecnologia, as aplicações serão das mais revolucionárias porque muito do que vemos em ficção científica se tornará palpável. Mas, considerando que um supercomputador de 8,3 mil processadores corresponde a apenas 1% do cérebro, podemos julgar que as metas da IBM ainda estão distantes.

(Olhar Digital)

Postado em 10 agosto 2013 07:47 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop