CARAZINHO – Eletrocar registra aumento de 300% na inadimplência

Postado em 09 abril 2020 11:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Conforme gerente comercial, Fernando Vanin, levantamento aponta que 2400 clientes deixaram de pagar as faturas desde que estão em vigor os decretos emergenciais

Desde que estão em vigor os decretos de emergenciais de combate ao Coronavírus (Covid-19), determinando suspensão temporária de atividades não essenciais, as Centrais Elétricas de Carazinho – Eletrocar já registram 300% de aumento na inadimplência. Os consumidores residenciais são a maioria, segundo levantamento da concessionária.

“Antes do Coronavírus nossa média de inadimplência era de 800 unidades, consumidores que poderiam ter o fornecimento interrompido. Na segunda-feira (6), quando fizemos um levantamento já eram 2.400 consumidores. Isso impacta diretamente o financeiro da empresa. São contas vencidas até o dia 10 de março, ou seja, são contas de períodos anteriores ao período de Coronavírus”, contou o gerente comercial da Eletrocar, Fernando Vanin.

Em entrevista à Rádio Diário AM 780, ele lembrou que a Eletrocar está impedida de cortar o fornecimento de energia para consumidores residenciais, em função de uma liminar da Justiça, tendo em vista o período de combate ao Coronavírus.

“Não podemos fazer a suspensão por falta de pagamento, mas observamos um aumento exponencial da inadimplência. Isso nos preocupa porque isso vai passar e daqui um tempo teremos uma situação muito delicada, até porque o consumo vem aumentando porque estão mais em casa”, citou.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL anunciou que irá liberar R$ 2 bilhões para o enfrentamento da crise em função do coronavírus. Este montante poderá servir para garantir a liquidez das concessionárias de energia. No entanto, segundo Vanin, a Eletrocar não recebeu nenhum comunicado oficial sobre isso e não se sabe, por exemplo, se haverá realmente o repasse e se ele poderá ser usado para suprir a lacuna das contas não pagas.

Por outro lado, o gerente comercial alerta de que se houver algum tipo de financiamento poderá haver consequências futuras, como o possível aumento da tarifa de energia.

“Depende de como a ANEEL irá conseguir estes recursos. Se ela retirar da Conta de Desenvolvimento Econômico – CDE, que reúne recursos para este tipo de subvenção, a possibilidade ser isso ser transferido para todas as contas é bem grande. Estamos aguardando uma posição oficial da ANEEL para ver como isso vai se comportar. Normalmente, como diz o ditado ‘não há pastel grátis’, alguém terá de pagar e se for dado como subvenção, esse valor vai vir nas tarifas nos próximos reajustes”, informou.

Vanin disse ainda a que a Eletrocar estava vivendo um processo de recuperação de finanças e esta situação que se apresenta poderá comprometer o planejamento.

“Estamos avaliando o cenário. Estamos projetando mais um período necessário para que todos os ajustes pudessem acontecer. Agora cada dia é um dia novo. A empresa tem procurado fazer os ajustes necessários, reduzir custos para poder se manter neste processo. A redução de venda total de faturamento já é impactada porque aumentou o consumo residencial, que representa em torno de 40% do faturamento total. As demais classes representam 60% e estas foram as mais impactadas. A indústria e o comércio estão parados, com algumas exceções. Se está parado diminuiu o consumo. Além do impacto da redução do faturamento temos o impacto do aumento da inadimplência”, contextualizou.

Diário da Manhã

Postado em 09 abril 2020 11:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop