PASSO FUNDO – Hemopasso reduz estoques em 50% e cria alternativa para captar sangue

Postado em 04 abril 2020 07:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Agendamento de horários para evitar aglomeração de pessoas e transporte para o doador são algumas das medidas adotadas para conseguir maior volume de captação

O Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) apresenta uma redução de 50% nos estoques de sangue com a pandemia do Coronavírus. O isolamento social, determinado pelo Ministério da Saúde, fez com que o movimento de doações diminuísse.

Em razão da necessidade de não aglomerar pessoas, o Hemopasso precisou adotar medidas, como o sistema de agendamento de horários, para evitar espera dos doadores e contato com outras pessoas. O Hemopasso também disponibiliza, neste momento de pandemia, transporte à disposição para o doador. Assim, ele terá maior facilidade no deslocamento de ida e volta para doar sangue.

Atualmente, o Hemocentro necessita de doações de todos os tipos sanguíneos. A preferência, no momento, é de sangue do tipo B- e AB-, que estão totalmente zerados. Outros tipos de sangue como O+ e O-, além de AB+, A- e A+ também necessitam urgência. Dos estoques atuais do Hemocentro, a situação mais regular é do tipo sanguíneo B+.

“Todos os grupos são necessários. Nós estamos preparados para receber o doador com toda segurança. Disponibilizamos transporte, temos agendamento de horários para não haver aglomerações. É uma força-tarefa neste momento difícil, mas que precisamos de doações, porque outras pessoas também dependem dessa doação”, enfatiza a coordenadora de Captação de Sangue do Hemopasso, Alexandra Mazzoca.

A coordenadora afirmou, também, que o Hemopasso está firmando parcerias com empresas e entidades para que o volume de doações seja maior nos próximos dias. Atualmente, o Hemocentro registra uma média de 20 a 25 doadores por dia. Em período normal, o local recebia até 60 doadores diariamente.

Agendamento
O agendamento para doações deve ser feito pelo telefone do Hemopasso, no 3311-1427. O agendamento do transporte deve ser realizado pelo WhatsApp, no telefone 54 99671-9867, em horário comercial.

Horários
Para doação de sangue: de segunda a sexta, das 8h às 14h30min, sob agendamento prévio.

Para cadastro de doador de medula óssea: de segunda a sexta, das 8h às 14h30min sob agendamento prévio.

Diário da Manhã

Postado em 04 abril 2020 07:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop