Ibirubá no enfrentamento da pandemia da Covit-19

Postado em 04 abril 2020 06:53 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Desde o início da segunda quinzena de março, o Poder Público Municipal está se mobilizando e fazendo um chamamento à comunidade para a prevenção e o enfrentamento ao novo coronavírus. Na manhã da sexta-feira, dia 03/04, o prefeito Abel Grave convocou a Imprensa para se manifestar sobre o Decreto Estadual 55.154, de 1º/04/2020, que determinou medidas severas e impositivas no enfrentamento ao novo coronavírus.

A manifestação incluiu a leitura de Nota de Esclarecimento, que, por si só, já faz um retrospecto das iniciativas e medidas encampadas pela Administração Municipal no enfrentamento à pandemia Covit-19. (Ver a NE no link abaixo.)

A atual gestão do Município de Ibirubá sempre pautou suas ações pelo equilíbrio e bom senso. Neste cenário de pandemia mundial, até agora, as medidas tomadas pelo Município foram de bastante coerência, procurando atender a gravidade da situação e as necessidades da população ibirubense.

O primeiro entendimento do Decreto Estadual foi o de restrição ao atendimento do Comércio. Há uma preocupação grande da Administração Municipal pela falta de esclarecimentos, o que acaba prejudicando a vida de toda população, causando confusões desnecessárias.

“Existem sim algumas restrições, impossibilidades e dificuldades impostas, mas o Comércio deve se moldar no atendimento ao público ao que determina o Decreto Estadual, que está acima do Município, sob pena de respondermos criminalmente por desrespeitar as normativas. A premissa é evitar aglomerações de pessoas. Outrossim, o Sistema Fecomércio está orientando os empresários com esclarecimentos das determinações do Decreto. Baseado nisto, nesta manhã, nos reunimos com a Associação Comercial e pedimos para criar um canal de informações para os empresários do Comércio, para esclarecer as dúvidas surgidas”, explanou Abel na Coletiva de Imprensa.

Na abordagem, Abel também comentou que, há tempos, os Municípios sofrem sérias dificuldades pelos recursos insuficientes repassados pelo Estado, com déficits ao longo das últimas gestões estaduais. “Constantemente, precisamos encontrar formas para atender novas demandas nas áreas de Educação, Fiscalização, Saúde, Segurança…, que seriam de responsabilidade do Estado e que recaem sobre as nossas gestões, principalmente, agora com novas e emergenciais situações surgindo devido à pandemia”, desabafou ele.

“Está muito claro que precisamos fazer o enfrentamento, e estamos fazendo, sem esquecer de ninguém e em atendimento às determinações. Estamos tristes, pois nossa opinião é contrária ao âmbito das restrições das medidas estaduais, pois estávamos trabalhando com medidas equilibradas”, reiterou o prefeito de Ibirubá.

O Decreto Estadual prevê situações em que vários segmentos do Comércio poderão fazer o atendimento, desde que estejam de acordo com as restrições elencadas. As dúvidas podem ser esclarecidas junto à Associação Comercial e à Prefeitura Municipal.

Na segunda-feira, 06/04, o Município deverá publicar um novo Decreto, atualizando as suas normativas em detrimento ao Decreto Estadual de 1º/04.

Abel também comentou que, pelas dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, o governo federal vem anunciando o envio de auxílios à população, aos empresários, ao Município. Os trâmites de formalização ainda estão acontecendo. Assim que concluídas e disponíveis, a oficialização chegará e será divulgada à comunidade pelos órgãos oficiais e de Imprensa.

“Mais uma vez, pedimos que a humanidade, o bom senso e o amor ao próximo prevaleçam. A batalha do novo coronavírus não é individual. Precisamos que todos deem sua contribuição, que cada pessoa assuma a sua responsabilidade para vencermos juntos o enfrentamento a esta pandemia. Nossa fiscalização vai continuar levando orientação e esclarecimentos. Depois disto, havendo casos em desacordo com as determinações oficiais, serão feitas as notificações cabíveis”, concluiu o prefeito Abel, finalizando a coletiva.

Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ibirubá

Postado em 04 abril 2020 06:53 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop