COLORADO – Novos ares no saber agrícola coloradense

Postado em 02 abril 2020 06:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Mesmo que trabalhando de forma discreta sem movimentar volumes enormes de dinheiro, empreendimentos com alto potencial de aproveitamento de áreas vêm sendo desenvolvidos em nosso município e trazendo bons recursos as famílias envolvidas. Nesta matéria mostraremos alguns destes empreendedores familiares dando enfoque a sua rotina de trabalho.

Começaremos pelo casal Ruzieli Sandri mestre em agrobiologia e seu esposo Leopoldo Straus Técnico Ambiental e o filho Frederico Sandri Straus. Esta história inicia quando em 2016 o casal retorna a cidade de Colorado onde Ruzieli nasceu, ate então residiam e trabalhavam em Santa Maria. O primeiro projeto foi dirigido ao plantio de morangos em estufas sendo que o mercado deste atualmente é todo dirigido pra fora do município. O processo sofreu evolução e hoje com o incremento de repolho, couve, brócolis, pepino e folhosas, buscando fechar estações de pouca colheita de morango e diminuir os custos fixos desta cultivar. Trabalham com planilhas de acompanhamento de custos e no último ano como uma forma de manter unida a família no trabalho que seu pai e mãe deixaram a eles montaram uma sociedade formada assim: Rubiane e André, Robson e Elen, Adriano e Rudiane e por fim, Ruzieli e Leopoldo e Maria Sueli.

Na oportunidade foi explicado que eles fazem uso da ferramenta de planilha de custo para gerenciar seu empreendimento. Eles citam que fazem vários cursos e contam com a experiência de Adriano e Robson que estão dedicados a área a mais tempo a Emater sempre foi grande colaboradora e a prefeitura através da secretaria da agricultura no trabalho com máquinas.

Segundo eles foi importante terem retornado e montado esta união para manter a viabilidade ao capital que é a terra que Maria Soeli e Romeu (in memória) trabalharam para formar. Quanto as cultivares escolhida explicam da necessidade de ter persistência durante o ano ocorrem muitas perdas devido a o clima principalmente. E bom citar que Leopoldo foi citado por outros produtores que o procuram para ajuda e ele fala do trabalho com entusiasmo, diz que tem muito mercado para se conquistar ainda a questão passa por organização.

Na propriedade onde Adriano e Rudiane moram alguns aspectos das plantações e na foto Artur pai de Adriano que colabora com os trabalhos do filho.

Propriedade onde Leopoldo e Ruziele cultivam morangos também está a plantação de repolhos orientada por Robson em sociedade com Irmãs e cunhados. Ali o pequeno Frederico é o garoto propaganda.

Na Propriedade de Tiago, Bruna Pereira da Silva vimos pais orgulhosos por suas 3 filhas Emili, Ingrid e Lívia interagir no cultivo dos morangos. Além do morango leite e soja fazem parte das cultivares desta propriedade que começou a cultivar morangos em maio de 2019. No início citam a colaboração de Leopoldo Straus da Emater e de consultoria e cursos que fizeram para ingressar no ramo

Contam com orgulho o uso de produtos biológicos para controle de pragas. E comentam que em determinadas épocas até 5 pessoas trabalham na estufa. Salientam a importância de gostarem do que fazem e de ver os filhos sentindo a importância de participar do sistema.

Aspectos da estufa na propriedade de Tiago e Bruna, a família reunida e a caçula Lívia faz o marketing do produto.

Em linha Paquinhas Vanessa formada em agronegócios e casada com o Engenheiro Agrônomo Ezequiel Castione pais da pequena Martina, cultivam morangos com venda praticamente feita em mercados que distribuem o produto assim, eles tem garantia de comercialização apesar do preço um pouco abaixo da venda direta compensa.

Vanessa tem controle de entrada e saídas e resultados através de uma planilha de custos, ela comenta que gosta de morar no interior e que ainda pensa em aumentar suas estufas, mas para isso tem que migrar para um produto que não seja somente a fruta fresca. Ela diz que e uma atividade desafiadora, precisa vontade disciplina e muito trabalho, mas o fato de ser seu próprio patrão e ter qualidade de vida justifica o esforço.

Na foto o capricho nas estufas e a família Castione.

Próximo da propriedade dos Castione conversamos com Mauro Neyhaus e família. Ele cita que optou por cultivar morangos como uma forma de renda extra. Também conta que seu vizinho Ezequiel bem como uma empresa de consultoria de Ijuí tem lhe ajudado muito. Comentou que o uso da mão de obra familiar é um de seus trunfos, e que tem que ter tempo, vontade e depois de botar a cara ir a diante.

Mauro mostrando a estufa que aguarda a chegada das mudas, que são importadas.

Na cidade de Colorado os irmãos Eunice Savoldi e Ari Antonio Savoldi cultivam morangos a poucos anos mas esta ideia está na cabeça de Ari a anos. Ele buscou os recursos e técnicas e Eunice auxilia no manejo e na parte comercial. Eunice cita a ajuda de Leopoldo Straus e da consultoria particular, diz também que o consumo de frutas frescas estabilizou dentro do município e, portanto, ampliações não são viáveis no momento.

Também comentou que é preciso ter muita coragem e vontade porque é um trabalho diário com muitos desafios e preciso fazer cursos de tecnificação nisso a Emater de Colorado ajudou muito e salienta o interesse da atual administração quando foi necessário durante a construção das estufas.

Eunice junto à estufa de cultivo de morangos

Claudia, Vilmar e Aline Lewes cultivam alface hidropônico. A ideia surgiu depois de uma necessidade, quando Vilmar sofreu problemas de coluna pediu a filha Aline que ajudasse a procurar alguma atividade que pudesse fazer sem prejuízos físicos. Na internet pesquisou sobre hidroponia foram pedir ajuda a Emater, através do órgão visitaram outros municípios e plantações e a 6 anos estão na atividade crescendo um pouco por ano.

Seu produto é entregue no comércio do município e vendido diretamente em casa. A Emater tem ajudado na parte administrativa através de planilhas financeiras. Vilmar diz que coragem e fazer as coisas com cautela pensando muito a cada passo fizeram seu sucesso até hoje. Conta com mão de obra familiar onde todos participam de forma ativa

Ainda temos muito exemplos de empreendedores que tem buscado de uma forma segura e planejada melhorar o padrão de vida de suas famílias e oferecerem produtos de qualidade a seus clientes que não foram citados nesta matéria. Mas aqui vemos que para alcançar algo é preciso ter interesse e buscar informações. Muitas ideias e sugestões foram dadas e anotados para serem usadas no auxílio aos empreendimentos que estão no mercado e a os futuros novos empreendedores.

Secretaria da Agricultura e SIM de Colorado

Postado em 02 abril 2020 06:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop