ERNESTINA – Merendeiras e ajudantes de cozinha recebem capacitação para atualização

Postado em 17 março 2020 05:59 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A segurança alimentar é uma das prioridades quando são planejadas as rotinas alimentares das crianças nas escolas ernestinenses. Por conta disso, a equipe de profissionais que manuseia o preparo das refeições passa por constantes momentos de capacitação visando atualização, o aprendizado de novas técnicas e a inclusão de novas receitas no cardápio da merenda escolar.

No Programa de Alimentação Escolar de Ernestina, do qual participam as escolas municipais Dr. Orlando Rojas, Educarte, Osvaldo Cruz e João Alfredo Sachser, além de entidades convidadas como o Cras e a Escola Estadual Raimundo Corrêa, a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo busca, por meio da atuação direta da nutricionista Jane Bonamigo em parceria com a extensionista social da Emater, Rosane Turra Treviso, oferecer alimentação saudável e complementar à população em risco nutricional, contribuindo também para a educação alimentar, com alimentos que sejam seguros a saúde das crianças e adequados para o crescimento, desenvolvimento e aprendizado dos estudantes.

Em uma das atividades do programa, o Projeto Capacitar, as merendeiras e ajudantes de cozinha participam de atividades de capacitação, como ocorreu no encontro do dia 10 de fevereiro, na Sala de Reuniões da Secretaria da Saúde e Assistência Social, antecedendo o início do ano letivo. A formação contribui com a prática de uma alimentação saudável nas escolas, tendo como norte o combate a obesidade infantil, com análise do cardápio escolar e adequação dos alimentos em diversas patologias, e teste de aceitabilidade e análise sensorial do teor de açúcar nos alimentos.

O momento de capacitação contou com explanações sobre a importância da merenda escolar; educação nutricional; Projeto Crescer Saudável; objetivos nutricionais e sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); contaminantes alimentares; doenças transmitidas pelos alimentos; manipulação higiênica dos alimentos; boas práticas em manipulação de alimentos; e saúde pessoal. As profissionais também receberam orientações sobre controle de qualidade higiênico-sanitário; implantação de operações sanitárias exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), PNAE e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Postado em 17 março 2020 05:59 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop