ERNESTINA – Formação pedagógica prepara professores para ano letivo

Postado em 14 fevereiro 2020 06:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Segunda e terça-feira, dias 10 e 11 de fevereiro, foram de preparação para o ano letivo da rede municipal de ensino de Ernestina. No primeiro dia de atividades, os professores ernestinenses reuniram-se com os educadores de Tio Hugo em uma formação conjunta ministrada no CTG Caminho dos Pampas, com o Prof. Dr. Ivan Dourado, educador ligado a Coordenadoria Regional de Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A partir do tema “Base Nacional Curricular: desafio da educação do futuro”, Dourado abordou aspectos ligados à implementação das novas diretrizes nacionais, o que deve ocorrer neste ano, e o papel dos professores na formação humana dos estudantes. Entre os principais pontos de reflexão propostos pelo doutor em Educação, estiveram as possibilidades geradas a partir da percepção do conteúdo ministrado em aula como meio para a aquisição de habilidades e competências, e não mais como o fim do processo, como foi percebido até agora.

A formação pedagógica permitiu reflexões, ainda, sobre a “conscientização da relevância do papel do professor na vida do jovem aluno, o papel da escola na formação cidadã, na humanização e na responsabilização de uma educação voltada para o futuro, não mais voltada para o passado”, explica o palestrante ao comentar que a sociedade transforma-se de modo cada vez mais veloz e imprevisível, e é preciso que a educação indique caminhos aos estudantes diante destas transformações em ritmo acelerado.

Planejamento para 2020

Já na terça (11), uma atividade de planejamento reuniu professores, atendentes e demais colaboradores da rede municipal de ensino de Ernestina na Escola Educarte, programação aberta com a apresentação de Ballet das crianças do Studio Jhoy. O prefeito ernestinense, Odir João Boehm, e a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Ingrid Worst, acolheram os trabalhadores em Educação do município. O prefeito ressaltou a importância da educação para o futuro das crianças, ao comentar que “as crianças são o futuro de Ernestina, temos trabalhado muito para que possamos dar boas condições de trabalho nas escolas a vocês, profissionais, mirando uma educação de qualidade. Um bom ano de muitos desafios e avanços na Educação”, desejou Boehm. “Que tenhamos um ano muito produtivo, há grande potencial criativo nas crianças e é nossa missão, como educadores, identificá-lo e potencializá-lo, enquanto ministramos nossas aulas”, complementou Ingrid.

Presente no evento, o gerente da Unidade do Sicredi de Ernestina, Vilmar André Kerber, reiterou a continuidade da parceria com o Programa A União Faz a Vida. O dia de planejamento seguiu com a elaboração dos planos de trabalho de cada professor para implementação pelos docentes nas disciplina. O ano letivo na EMEI Dr. Orlando Rojas iniciou nesta quarta-feira (12); nas demais escolas, Educarte, João Alfredo Sachser e Osvaldo Cruz, as aulas começam nesta quinta (13).

Postado em 14 fevereiro 2020 06:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop