PASSO FUNDO – Obras do Hospital Municipal ultrapassam 50% de conclusão

Postado em 27 janeiro 2020 06:20 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Reformas e ampliações contam com um investimento de mais de R$ 8 milhões e a instituição reformulada deve ser entregue à população na metade deste ano

As obras do Hospital Beneficente Dr. César Santos, que iniciaram em março de 2018, avançam cada vez mais. A expectativa é de que o novo centro de saúde seja entregue à população de Passo Fundo entre junho e julho deste ano – é o que informa o diretor da instituição, Róger Teixeira Borges.

A fachada do Hospital já está em fase de finalização, enquanto que as obras internas se estendem pelo Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, Centro de Diagnóstico, recepção, farmácia interna, setor administrativo e de apoio logístico. “O cronograma está sendo respeitado, os recursos estão vindo e os pagamentos estão sendo efetuados normalmente à empresa conforme as medições que são realizadas junto à Caixa Econômica Federal”, informa. “A fiscalização é realizada também pelo setor de engenharia da Secretaria de Planejamento e ao passo que os relatórios da obra são elaborados e aprovados os pagamentos são efetuados, conforme a produtividade”, completa Borges.

A estimativa é de que o andamento da obra já ultrapasse os 50% de conclusão. O atendimento à comunidade tem sido realizado normalmente, sem serviços interrompidos, declara o diretor. “A gente inclusive ampliou a demanda mesmo com obras, nós ampliamos em razão de um reordenamento que está sendo feito pelos demais hospitais aqui da cidade, no atendimento de urgência e emergência, e isso gera um grande impacto para nós e com isso nós assumimos uma demanda bem excessiva, mas estamos dando conta com a nossa equipe”, pontua.

Recentemente, o Hospital realizou um processo seletivo de contratação de técnicos em enfermagem, que deve ser finalizado até o fim do mês de janeiro, além da finalização de um processo de seleção para farmacêutico e técnico em radiologia, efetuado no último mês de dezembro.

“Todo dia tem aumentado a demanda, novas pessoas estão buscando o Hospital, tudo isso é impactante, mas estamos preparados para que pós obra a gente consiga dar conta dessa demanda de forma tranquila e até aumentar, é uma expectativa grande” – Róger Borges

A expectativa também é grande por parte do Prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, que declarou que a obra deverá orgulhar toda a cidade. “As obras acontecem em diferentes setores do Hospital, tanto internamente como externamente. Em breve teremos um Hospital Municipal melhor, mais amplo e adequado às necessidades de atendimento da nossa população. Essa é uma obra que orgulha toda a cidade”, destacou.

O Hospital em números
Em 2019, a instituição atendeu 66.316 pacientes, um aumento de mais de 5 mil pessoas atendidas em relação a 2018, quando o Hospital realizou 61.003 atendimentos. Os serviços são prestados 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem atender pelo particular ou por convênios.

Na parte de reformas, será atendida uma área de 1.043,44 m², abrangendo o Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, o Centro de Diagnóstico, a Recepção e as fachadas.

Já na parte da ampliação, a área é de 2.643,15 m², englobando o Centro de Diagnóstico, que vai incluir uma sala para tomógrafo, o Pronto Atendimento Adulto, a farmácia interna, o setor administrativo e o setor de apoio logístico – além disso, as reformas incluem ainda um aumento de 19 leitos: passam de 35 para 54.

O novo Centro de Diagnóstico abrigará duas salas de Raio-X e duas salas de mamografia, onde já iniciaram os trabalhos de alvenaria e reboco. Também acontece a reforma da área de Psiquiatria, com 11 leitos que estão sendo totalmente recuperados e reformados, além das salas de apoio.

A obra é executada a partir de recursos federais, de contrapartida e próprios do município, totalizando um montante de mais de R$ 8 milhões em investimentos – são mais de 1.100m² em reformas e mais de 2.600m² em ampliações.

Diário da Manhã

Postado em 27 janeiro 2020 06:20 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop