PASSO FUNDO – Decisão da justiça coloca criminoso de alta periculosidade na rua

Postado em 24 janeiro 2020 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Decisão determinou a manutenção do processo em cartório, até que um juiz titular assuma o posto

Um criminoso com extensa ficha policial está de volta às ruas de Passo Fundo. Alexsander Moreira Mota, vulgo Leko, que possui passagens por furto, roubo, receptação e porte ilegal de arma de fogo, estava preso desde 10 de maio de 2019.

A decisão do Juiz substituto da 1ª Vara Criminal que determinou a soltura de Leko foi proferida nesta semana, sendo que estava designada uma audiência que trataria dos crimes cometidos pelo acusado para o dia 20.

No despacho que determinou a soltura de Mota, o Juiz Alan Peixoto de Oliveira diz que a audiência precisaria ser cancelada e que o juízo não poderia ignorar que o réu está preso a mais de sete meses e, ainda, faz-se necessária a oitiva de todas as testemunhas e interrogatório de três réus”. O Juiz entendeu não ser coerente atribuir ao acusado dos crimes uma prisão preventiva tão prolongada e ordenou revogação da prisão preventiva e a expedição do alvará de soltura determinando que o acusado seja colocado imediatamente em liberdade.

O despacho do Juiz Alan Peixoto de Oliveira cita ainda que tendo em conta que o magistrado está atuando em regime de substituição na 1ª Vara Criminal, sendo necessário priorizar os processos com réu preso, e que como até essa data já tem a pauta preenchida por diversos feitos da Vara Criminal em que é responsável, determinou a manutenção em cartório, até que um juiz titular assuma o posto.

A reportagem da Uirapuru, conversou com especialistas na área criminal que entenderam a decisão como contraditória, uma vez que o histórico do preso precisa ser analisado e considerado para a decidir pela soltura. Leko é apontado como um líder faccionista, com amplos contatos no Rio Grande do Sul e outros estados, sendo considerado um criminoso de alta periculosidade. Atualmente ele responde processos por homicídio qualificado, associação criminosa e tráfico de drogas.

Rádio Uirapuru

Postado em 24 janeiro 2020 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop