PASSO FUNDO – Indivíduo se passa por jornalista do Diário para aplicar golpe no WhatsApp

Postado em 23 janeiro 2020 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Fato ocorreu a partir de pessoas que estão em um grupo do Diário

Leitores do Diário da Manhã entraram em contato com a redação para questionar sobre suspeita de golpes em grupos do WhatsApp que envolvem o nome do grupo.

O Diário mantém, desde 2018, espaços nos quais são postadas notícias produzidas pelo veículo. São apenas postados os links para o acesso ao portal diariodamanha.com e nas redes sociais do grupo.

Recentemente, participantes do grupo da editoria de Segurança foram questionados por uma pessoa que se identificou como uma mulher.

Ela pergunta a um componente se poderia convidá-lo para entrar em um outro grupo. “Estamos criando um novo grupo de segurança diário 2020. Gostaria muito que você participasse do novo grupo. Seria um grande prazer ter você conosco”. Na sequência, a golpista envia uma mensagem, que seria um ‘código de participação’ do novo grupo.

A suspeita é a de que a prática tenha com o fim ‘clonar’ o contato da pessoa no WhatsApp, para aplicar golpes, como pedido de dinheiro e extorsões dos mais variados tipos.

O Diário esclarece que em nenhum momento criou qualquer um desses grupos e não autorizou o uso da marca para esse fim.

Os espaços existentes são abertos à população por meio de link de acesso repassados nas redes sociais oficiais do Grupo no Facebook e nos grupos oficiais.

Todos são administrados por jornalistas do grupo, que postam apenas as notícias produzidas no dia.

Desse modo, a indicação é não repassar informações pessoais e não clicar em links enviados pelo WhatsApp ou por mensagens de texto.

Diário da Manhã

Postado em 23 janeiro 2020 09:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop