Verão exige atenção com hidratação de bebês e crianças

Postado em 22 janeiro 2020 06:27 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Crianças precisam mais de água do que um adulto, pois são mais suscetíveis ao estresse por calor

A água é essencial para o funcionamento do corpo, em qualquer época do ano, mas no verão esse cuidado é ainda mais importante. O sol convida as crianças para atividades intensas na rua e o suor corporal, naturalmente, aumenta exigindo mais água para regular a temperatura corporal.

Uma recomendação é estimular que as crianças tenham sempre a sua própria garrafinha de água, pois assim fica mais fácil o controle por parte dos pais. A gastroenterologista pediátrica e 2º Vice-Presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Cristina Helena Targa Ferreira, destaca que a quantidade ideal varia de acordo com a estação do ano, idade, atividade física e alimentação da criança.

“Refrigerantes, sucos, achocolatados, bebidas lácteas, tudo isso pode e deve ser trocado pela água, muito mais benéfica e barata. Muitas vezes as mamães não oferecem água para seus filhos, ignorando a importância da hidratação diária das crianças”, enfatiza.

O bebê que é amamentado não necessita de água, chá ou suco. O leite materno oferece ao bebê até os seis meses de idade quantidade de água suficiente para sua hidratação. Por isso, nessa etapa da amamentação, quem precisa de muita água para garantir quantidade de nutrientes suficiente para o leite materno é a mamãe.

“Da mesma maneira, o bebê que toma fórmula também não necessita água adicional, pois já ingere a água necessária para seu organismo. Para os bebês alimentados com fórmulas, que já passaram dos seis meses e que estão se alimentando de outros alimentos, a oferta de água é extremamente necessária para hidratá-los”, explica a médica.

A médica lembra, ainda, que a as crianças precisam mais de água do que um adulto, pois são mais suscetíveis ao estresse por calor já que possuem pouca massa corporal e com isso absorvem mais calor.

“Nos dias quentes de verão, mais água deve ser oferecida, pois se perde mais pelo suor. Se a criança apresentar uma diarreia ou qualquer doença febril, que perca água, essa oferta deve ser maior ainda”.

Ingestão de água necessária para cada idade segundo Sociedade Brasileira de Pediatria
0 a 6 meses: 700 ml (bebês que tomam leite artificial)
7 a 12 meses: 800 ml
1 a 3 anos: 1,3 litros
4 a 8 anos: 1,7 litros
9 a 13 anos: 2,4 litros
14 a 18 anos: 3,3 litros.

Foto: Freepik

Postado em 22 janeiro 2020 06:27 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop