Especialista alerta sobre importância do uso de protetor solar

Postado em 22 janeiro 2020 06:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O verão, as atividades ao ar livre aumentam e, conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, o que aumenta o risco de queimaduras, Câncer de Pele e outros problemas. Cuidar da pele é algo que deve ser feito o ano inteiro, porém, no verão, alguns cuidados extras são importantes, como manter-se bem hidratado e comer alimentos específicos, mas um cuidado fundamental é usar o protetor solar. A Dermatologista e médica do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, Camila Ferron, pontua que entre os benefícios do uso do protetor, está a prevenção do Câncer de Pele, prevenção de manchas e de sinais de envelhecimento, além de evitar a agudização de algumas doenças que são agravadas pelo sol.

FPS, raios UVA e UVB
Quando se fala em protetor solar, surgem muitas dúvidas. Uma delas é o que significa o FPS e o que são os raios UVA e UVB. Camila explica que o FPS é o fator de proteção solar e indica o tempo a mais que a pele fica protegida do sol e a porcentagem de absorção dos raios solares. O FPS determina a proteção contra os raios UVB, enquanto o PPD (Persistent Pigment Darkening), contra os raios UVA. “Por exemplo, se a pessoa fica vermelha com 10 minutos de exposição solar sem proteção, com FPS 30, levara 300 minutos para ficar vermelho”, destaca a dermatologista.

Em relação aos raios UVB e UVA, a profissional esclarece que UV significa ultravioleta, “um tipo de radiação eletromagnética emitida pelo sol. Esses raios são invisíveis e estão presentes em todas as épocas do ano”, conta. Dessa forma, “a radiação UVB é mais intensa das 10h às 16h e penetra mais superficialmente na pele, sendo responsável pela queimadura solar e pelo Câncer de Pele. Já a radiação UVA é continua, em intensidade, durante o dia, e penetra mais profundamente na pele, sendo responsável pelo envelhecimento e manchas”, afirma Camila.

Dúvidas
Conforme Camila, as principais dúvidas em relação ao filtro solar é a escolha do protetor adequado para o tipo de pele, aplicação e frequência de aplicação. “Para prevenção do Câncer da Pele, no mínimo protetor com FPS 50, para pessoas de pele muito clara, FPS 30 para pele morena e FPS 15 para pele negra. Pessoas com pele oleosa ou espinhas devem usar protetor com toque seco, matificantes ou oil free. Na prevenção de manchas, no rosto, o ideal é usar protetor com cor. Gestantes devem dar preferência a filtros físicos”, salienta.

A dermatologista afirma que um bom protetor deve “proteger contra a radiação UVB e UVA. No momento da escolha, o PPD deve ser no mínimo um terço do valor do FPS”.

Aplicação
Camila evidencia que o uso do protetor solar dever ser “diário, tanto no inverno quanto no verão, já que o problema é a radiação solar, que é contínua e cumulativa”.

A aplicação deve ser no mínimo 30 minutos antes da exposição ao sol, “na quantidade de uma colher de chá para o rosto, uma colher para cada braço, duas colheres para o tronco e duas colheres para cada perna”, relata.

Em relação a frequência, deve ser usado mesmo em dias nublados, a cada três horas. “Deve-se reaplicar com intervalos mais curtos se apresentar suor excessivo ou banhar-se no mar ou piscina”, pontua Camila.

Protetor com cor
Quando se fala em filtro solar com cor, surgem muitas dúvidas, principalmente se possui a mesma eficácia que o tradicional. Camila esclarece que o protetor com cor é até mais eficiente. “Além de absorver a radiação, promove uma proteção física (como uma barreira para a radiação) para alguns comprimentos específicos de luz, portanto, mais eficiente para a prevenção de manchas na pele”, avalia.

Principais cuidados com a pele no verão
· Evitar expor-se ao sol das 10h às 16h;
· Uso de filtro solar, chapéu, óculos e roupas de algodão nas atividades ao ar livre;
· Proteger cicatrizes, principalmente as recentes;
· Uso de produtos siliconados nas pontas dos cabelos;
· Manter-se bem hidratado, aumentando ingesta de líquidos e utilizar hidratante corporal;
· Aumentar ingestão de alimentos que contenham caroteóides (frutas e legumes de cor laranjada ou vermelha – ex: cenoura, mamão, beterraba), pois aumentam a proteção da pele ao sol e tem ação antioxidante;
· Tomar banho de água doce (ducha) após banhar-se em piscina ou mar;
· Manter áreas de dobra (virilhas, axilas, entre os dedos dos pés) bem secos para evitar micoses;
· Cuidado com o manuseio de frutas cítricas (limão, figo, laranja), pois podem causam lesões de pele tipo queimadura;
· Evitar alguns procedimentos dermatológicos.

Postado em 22 janeiro 2020 06:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop