Erro no ENEM afetou 6 mil candidatos

Postado em 21 janeiro 2020 10:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Prazo para pedir correção de nota encerrou na manhã de hoje. Entenda qual foi o erro nas provas

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, estimou em seis mil pessoas o número de afetados por erro na correção da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019.

Segundo Weintraub, a falha ocorreu na transmissão das informações – quem fez prova de uma cor teve o gabarito corrigido como se fosse outra cor. Desse modo, quem fez a prova cinza, por exemplo, foi avaliado como se tivesse feito a amarela. No cruzamento dos dados, as respostas não bateram e a nota caiu.

No domingo (19), o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – informou em rede social que os estudantes deveriam encaminhar a solicitação de correção via e-mail divulgado pelo Instituto. O prazo se encerrou às 10h da manhã desta segunda-feira.

Inep

@inep_oficial
Atenção, participante do #Enem2019!

O canal, criado especialmente para você, irá expirar no horário mencionado para que a equipe técnica do #Inep tenha tempo hábil de fazer toda a conferência necessária até o fim do dia, quando os resultados finais serão divulgados.

Inicialmente, o Ministério da Educação havia reportado erro somente no 2° dia de prova (matemática e ciências da natureza). No entanto, mais tarde foi anunciado que o erro de gabarito se estenderam também para o 1°dia (linguagens, ciências humanas e redação).

O Ministro informou que a rechecagem das notas deve ser concluída ainda nesta segunda. De acordo com Weintraub, o padrão de erro foi identificado em quatro cidades brasileiras e reforçou que o problema esteve concentrado no estado de Minas Gerais.

SISU mantido amanhã
O SISU, Sistema de Seleção Unificada, oferece 237 mil vagas em universidades federais em todo o país. O ingresso dos alunos é feito por meio da nota do ENEM, que escolhem qual curso e universidade ingressar pelo sistema.

Mesmo com o atraso causado pelas correções, a abertura das inscrições no SISU permanece na terça-feira (21) e vai até sexta-feira (24).

Além do Sisu, a nota do Enem pode ser usada no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em universidades particulares, e o Financiamento Estudantil (Fies), que financia o pagamento de mensalidades.

Foto: Luis Fortes | MEC

Postado em 21 janeiro 2020 10:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop