Santa Bárbara do Sul decreta Situação de Emergência devido à estiagem

Postado em 17 janeiro 2020 06:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A estiagem e a irregularidade da chuva que caiu nas últimas semanas elevou, mais uma vez, o número de cidades em situação de emergência no Rio Grande do Sul. De acordo com o último levantamento da Defesa Civil estadual, 50 prefeituras já formalizaram a ação. Todas alegam perdas nas lavouras e pedem auxílios que vão de renegociação de dívidas a água potável para moradores.

A estiagem que atinge o Estado desde dezembro e, que deverá permanecer até o final de fevereiro, é considerada a mais severa desde 2012.

O prefeito de Santa Bárbara do Sul, Mário Filho, esteve reunido na manhã de quarta-feira (15) com equipes de engenharia, jurídico, Emater, além das Secretarias de Obras e Agricultura e Meio Ambiente, onde analisou dados que o levaram a decretar situação de emergência no município devido à estiagem. Foram analisados dados captados junto às Cooperativas Cotripal e Cotribá, que apresentaram cenários reais de estimativas de perda do potencial de produção agropecuária.

Os dados apresentados dão conta de que até o momento as perdas são de: 75% do milho, 50% do soja precoce (soja com plantio até quinze de outubro de 2019), 30% do soja com semeadura geral desde novembro e 30% da produção leiteira.

Mário Filho, juntamente com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Marco Túlio Rosito, participou de uma reunião na Amaja – Associação dos Municípios do Alto Jacuí, na tarde de terça-feira (14), no município de Quinze de Novembro, onde dialogou sobre a importância do decreto e os impactos favoráveis ao agronegócio, pois o ato estabelece garantias e justificativas junto a cooperativas de crédito e bancos.

Fonte: Gaúcha ZH – Portal Assinck
Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Postado em 17 janeiro 2020 06:21 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop