SELBACH – Programa Primeira Infância Melhor

Postado em 24 julho 2013 07:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O PIM tem como objetivo orientar as famílias em situação de vulnerabilidade social, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças até seis anos. Trata-se de uma política pública intra e intersetorial, instituída conforme a Lei Estadual 12.544/2006. As famílias são orientadas por meio de atividades lúdicas específicas voltadas à promoção das habilidades e capacidades das crianças, considerando seu contexto cultural, suas necessidades e interesses, através de atendimentos semanais realizados nas casas das famílias e em espaços das comunidades, além de atividades comunitárias.

O município desenvolve o programa PIM desde 2004, com uma visitadora para atender 20 famílias/crianças na sede do município. Este ano ampliou-se o programa para mais um visitadora, Cleoniria Madril dos Santos que atenderá 20 famílias/crianças no Distrito de Arroio Grande.

As visitadoras são servidoras efetivas do quadro de funcionárias a fim de garantir a continuidade do atendimento e a construção de vínculos com as famílias.

A metodologia do programa divide-se em Visitas Domiciliares a gestantes e crianças de 0 a 3 anos, semanal com duração de 45 minutos e modalidade Grupal com crianças a partir dos 3 anos, semanal com duração de 1 hora.

O PIM trabalha articulado com o programa Rede Cegonha, um programa do Ministério da Saúde destinado a garantir o atendimento qualificado às gestantes e crianças – de zero até os seis anos, incluindo aqui no Estado as crianças vinculadas ao Programa Primeira Infância Melhor (PIM). É desenvolvida por meio de ações conjuntas com a Políticas Estadual de Saúde da Mulher e Saúde da Criança , priorizando a qualidade no atendimento à gestante, à consulta puerperal e pediátrica. Garante às mulheres, o direito ao planejamento reprodutivo. Às crianças, permite um nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis, tendo como principal objetivo a redução da mortalidade materna e neonatal.

AVISO

No 2° semestre o transporte escolar de Linha Bela vista inicia na volta da Cruz, seguindo um roteiro contrário ao 1° semestre.

Mais informações na Sec. de Educação de Selbach ou pelo fone 54 3387 1144.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Selbach)

Postado em 24 julho 2013 07:57 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop