Grandespe: Desenvolvimento da cultura do trigo é avaliado positivamente por produtores e técnicos

Postado em 24 julho 2013 07:46 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Segundo observações e relatos de produtores e técnicos, a cultura do trigo apresenta um bom desenvolvimento na região. No presente momento, a maioria das lavouras encontra-se em fase de perfilhamento, sendo que em alguns casos, onde a semeadura foi realizada ainda em maio, as plantas encontram-se na fase inicial de elongação.

Neste sentido, á bastante oportuno que seja realizada a adubação nitrogenada de cobertura, visando suprir as necessidades nutricionais da planta e favorecer a obtenção de elevados rendimentos.

Com relação ao clima, a ocorrência de temperaturas baixas favorece o perfilhamento vigoroso e a formação dos primórdios da futura espiga, pois desacelera o metabolismo da planta, fazendo com que a mesma permaneça por mais tempo na fase de perfilhamento, definindo o potencial de rendimento. Além disso, a disponibilidade de umidade no solo e temperaturas amenas são fatores que contribuem para a diminuição das perdas da ureia aplicada em cobertura e aumento da eficiência de utilização deste insumo.

É válido lembrar que o monitoramento de doenças é fundamental nesta fase, já que um controle precoce e eficiente ainda no início da infecção é primordial para a manutenção da sanidade de planta ao longo de todo o ciclo, prevenindo danos ao rendimento de grãos. Para maiores informações sobre manejo consulte o departamento técnico da Grandespe.

Gustavo Augusto Stärlick
Engenheiro Agrônomo

Postado em 24 julho 2013 07:46 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop