ESPUMOSO – Consulta Popular: Região do Alto da Serra do Botucaraí mobilizada para eleger Projeto do Pronto Socorro

Postado em 24 julho 2013 07:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Uma das cinco demandas estratégicas a serem votadas nos próximos dias 06 e 07 de agosto, é o projeto do Pronto Socorro em Espumoso

Os dias 06 e 07 de agosto devem ser movimentados na Região do Alto da Serra do Botucaraí. Nestes dias acontece a Consulta Popular que elegerá duas, das cinco demandas estratégicas para a Região. Um Projeto, no entanto, vem mobilizando a comunidade regional. É o Projeto da construção do Pronto Socorro na cidade de Espumoso, que atenderia uma demanda já existente em pelo menos 16 municípios da região.

Orçado em 4 milhões e meio de reais, o Pronto Socorro funcionaria em anexo ao Hospital Notre Dame São Sebastião com atendimento nos serviços de Urgência e Emergência. O projeto arquitetônico já está pronto e o terreno também está liberado, pois pertence ao próprio Hospital. O projeto contempla ampla estrutura física com salas para as equipes técnicas, e equipamentos para o atendimento.

A função do Pronto Socorro de um hospital, como o próprio nome diz, é atender pacientes que estejam em estado de Urgência ou Emergência. São pessoas que correm risco eminente de vida, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações. Hoje, o Hospital Notre Dame São Sebastião tem serviço de Pronto Atendimento que difere no fato de não haver um local específico para atender este paciente da Urgência e Emergência.

O administrador adjunto do Hospital Notre Dame São Sebastião, de Espumoso, Rafael Scolari, explica que hoje o paciente que chega com risco eminente de vida, cruza pelos corredores com a mãe que acabou de ter um filho, ou com pessoas em recuperação. “Precisamos do Pronto Socorro até para poder dar melhor atendimento a todos os pacientes e evitarmos que, por exemplo, o indivíduo que foi preso e está com algum ferimento, fique algemado em frente a pessoas que estão indo visitar um familiar hospitalizado ou paciente que esteja em alta”, explicou Scolari.

O anexo ao Hospital Notre Dame São Sebastião com área 1.500 metros quadrados teria salas para: posto policial, assistente social, espera, avaliações, emergência, observação e local para equipe técnica do Samu. O projeto também propicia atendimento regionalizado. Pois, atualmente, o paciente precisa deslocar-se para grandes centros quando existe uma complicação mais séria.

Veja os municípios que podem ser beneficiados com serviço: Espumoso, Victor Graeff, Tio Hugo, Nicolau Vergueiro, Ibirapuitã, Mormaço, Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho, Lagoão, Gramado Xavier, Barros Cassal, Fontoura Xavier, São José do Herval, Itapuca e Soledade.

A votação da consulta popular acontece nos dias 6 e 7 de agosto, através da internet e de urnas dispostas nos municípios.

(Assessoria de Imprensa – Hospitais Notre Dame)

Postado em 24 julho 2013 07:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop