TAPERA – Realizada a 43ª e última sessão do ano

Postado em 24 dezembro 2019 11:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ontem à noite, o Legislativo taperense realizou a 43ª e última sessão ordinária do ano e sob a presidência de Elias Goulart (Progressista).

Antes de iniciar os trabalhos, o presidente abriu espaço ao professor Carlos Abreu, da ADAJ, para falar sobre as conquistas de sua escola. Ele agradeceu o apoio do Legislativo. Os troféus conquistados estavam com ele e alguns de seus atletas.

A sessão, pela pauta, deveria ser rápida, mas não foi tendo em vista que o Executivo entrou com dois projetos de lei na última hora e que tomaram boa parte dela com análise e discussão pelos vereadores.

Três projetos de lei de origem do Executivo, por dúvida dos vereadores, acabarem sendo retirados da pauta e deverão ficar para uma sessão extraordinária em janeiro.

Assim, no espaço da Ordem do Dia, ficaram os dois projetos que entraram na noite e uma proposição, que também entrou na ordem do dia na noite:
– PL 089, que reenquadra inspetor tributário, desenhista e fiscal foi aprovado por 7 a 1.
– PL 090, que reenquadra auxiliar de serviço geral, foi aprovado por unanimidade.
– Proposição 026, de autoria dos vereadores Joel Alves dos Santos (PTB) e Paulo Roberto Moraes (MDB), que solicita ao Executivo que estude a possibilidade de implantar um berçário industrial objetivando dar incentivo para a instalação de pequenas industrias, aumentando a geração de emprego e renda no município, que foi aprovada por unanimidade.

No espaço do Pequeno Expediente, apenas Luis Carlos Pereira Theodoro, o “Buxa” (PT), fez uso da tribuna. Ele defendeu o funcionalismo e criticou o Executivo por mais uma vez enviar à Casa projetos de lei no afogadilho. Falou dos PLs 83 e 88, que tratam do REURB, do qual pediu mudanças, e da área a ser concedida à Corsan, respectivamente. Segundo ele, esta matéria da Corsan poderá vir com aumento de 20% na taxa de esgoto. Quer que a superintendência da Corsan venha à Câmara para falar sobre a questão.

No espaço das Explicações Pessoais, fizeram uso da tribuna Elias Goulart (Progressista), Joel Alves dos Santos (Colares, PTB), Luiz Carlos Pereira Theodoro (Buxa, PT), Alexandre Carlos Durigon (Progressista), Luiz Carlos Ritter (PTB) e Luiz Carlos dos Santos (Pipe, PSB):

ELIAS – Falou sobre a economia que foi feita na Casa neste ano onde foram devolvidos R$ 749 mil ao Executivo e que apareceu na grande mídia da capital. Também, que seu partido conseguiu nos dois últimos dois anos repassar mais de R$ 2,3 milhões em emendas parlamentares ao município e que o PP é o partido que mais ajuda a atual administração municipal.

COLARES – Falou de sua proposição pedindo o berçário industrial e da recuperação de seu filho que foi submetido a um transplante de rim. Comunicou que sua filha foi eleita conselheira tutelar em Quinze de Novembro e desejou a todo um feliz Natal e ano novo.

BUXA – Falou sobre emprego e renda em Tapera e dos projetos de lei 89 e 90, que entraram na Casa na noite. Ele se queixou do Executivo que tem o hábito de entrar com trabalhos em cima da hora na Câmara ou com regime de urgência. Segundo ele, o regime de urgência constrange o vereador. Ele também desejou feliz Natal e ano novo a todos.

ALEXANDRE – Falou da economia na Câmara e da ambulância que está vindo ao município. Falou do Natal Mãos Dadas e do Natal Amigo. Agradeceu a todos e os parabenizou pelo trabalho e desejou aos colegas feliz Natal e ano novo.

RITTER – Parabenizou a ADAJ pelas conquistas e criticou o regime de urgência adotado seguidamente pelo Executivo. Disse que o PTB é o partido que mais ajudou Tapera em toda sua história. Pediu ao Executivo que se inscreva nos programas da FUNASA. E desejou feliz Natal e ano novo a todos.

PIPE – Parabenizou o presidente Elias e seus colegas pelo trabalho na Câmara. Quer que seja enviado requerimento ao Executivo pedindo cópia do contrato entre a Prefeitura e Eduardo Knoff Filho para ver a forma que o mesmo foi firmado. Também desejou a todos feliz Natal e ano novo.

No espaço da presidência, Elias Goulart criticou os colegas por deixarem a análise dos projetos no dia de sessão quando poderiam fazê-lo com tempo ante da mesma. Para ele isso trava os trabalhos na Casa. Ele também criticou o Executivo pelo hábito que tem de enviar à Câmara projetos em cima do laço o que também atrapalha os trabalhos no local. Ele agradeceu a imprensa pela parceria na Câmara neste ano e por ter informado a jornalista Rosane de Oliveira sobre a economia na Câmara em 2019 e que por ela o tema foi tratado nos demais veículos do Grupo RBS.

ELEIÇÃO – Na sequência, foi realizada a eleição da nova mesa diretora, que ficou assim constituída para 2020:
– Presidente – JACSON IVAN LAUXEN (PDT)
– Vice-presidente – ALEXANDRE CARLOS DURIGON (Progressista)
– 1º Secretário – ELIAS GOULART (Progressista)
– 2º Secretário – NERI NUNES DOS SANTOS (Progressista).

A bancada governista, com maioria na Casa, cumpriu o acordo firmado no início da legislatura de que o último ano seria do PDT, partido que integra a coligação.

A próxima sessão ordinária, a primeira de 2020, será realizada no dia 02 de março.

Postado em 24 dezembro 2019 11:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop