Renove a alegria de viver

Postado em 27 novembro 2019 06:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Quando o arcanjo Gabriel visita Maria e lhe comunica que foi a escolhida de Deus, ele anuncia a toda a humanidade que, em Jesus Cristo que nasceria dela, está a razão da alegria e o nosso sentido de viver: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,28). O Natal é a celebração de uma grande alegria, que é a certeza do Emanuel, do Deus conosco. Nele está o sentido de nosso caminhar, de nosso agir sempre com esperança. Por isso, a preparação para o Natal, neste tempo do Advento, tem este tom de alegria e de espera. Tudo nos fala de uma espera. Ainda não é o Natal pleno, pois estamos preparando-o, isto é, nos preparando. Uma preparação ativa.

Todas as dioceses do Rio Grande do Sul apresentam aos nossos católicos um caminho de encontros nos grupos de reflexão, em nossas pequenas comunidades, que neste ano fundamenta um desejo: renovar a alegria de viver. O medo e o desânimo paralisam a nossa vida. A proposta é termos a coragem de olhar, contemplar, voltarmo-nos para Cristo, luz do mundo. Aos jovens e a todos nós, o Papa disse: “Ele está em ti, Ele está contigo e nunca te abandona. […] Quando te sentires envelhecido pela tristeza, ressentimentos, medos, dúvidas ou fracassos, Ele estará ali para te devolver a força e a esperança” (CV, n. 2).

Uma vida centrada em Cristo nos ajuda a termos novas atitudes diante dos desafios pessoais, familiares e sociais. Em outras palavras: com Cristo, que unifica nossa existência, aprendemos um modo de viver; com Cristo, Luz que ilumina a todos, mantemos a alegria interior mesmo nas maiores provações; com Cristo, conseguimos ver os irmãos não como adversários para vencer, mas pessoas para amar, mesmo sendo diferentes de nós; com Cristo, que veio a este mundo e venceu o mal, sentimo-nos encorajados a nunca perder a esperança de dias melhores; com Cristo, que em si reuniu todos os povos num só, não queremos construir muros físicos ou psíquicos para nos proteger, mas aprender a solidariedade e a acolhida. Então, com Cristo, sempre renovamos nossa esperança e alegria de viver.

O tempo do Advento é um treinamento da espera. Na vida humana e, também, na vida cristã, o dom que recebemos nunca está pronto na pessoa, mas sempre a caminho. Nos é recordado que Deus veio, na primeira Aliança, sobretudo com os patriarcas e profetas. Deus veio na plenitude dos tempos, no seu Filho Jesus Cristo, porque é do jeito de ser de Deus sair de si para comunicar seu amor salvador. Veio numa simplicidade desconcertante. Deus vem constantemente na nossa vida, pela Palavra que aquece o coração, pela eucaristia onde ele está vivo e ressuscitado, pela caridade vivida na família e comunidade de fé. Deus virá, vitorioso, no fim dos tempos, quando levará à plenitude seu projeto de amor para a humanidade e no “fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai” (1Cor 15,24).

Recordemos que o tempo de preparação para o Natal é breve. São somente quatro semanas. Já temos a guirlanda abençoada, com a imagem da Sagrada Família, nas portas de nossas casas. Queremos logo iniciar os encontros, onde o centro está sempre na Palavra de Deus, que coloca Maria, a Mãe, como modelo de acolhida, preparação e alegria. Convido a que todos levem sua bíblia para os encontros. Deixemos a Palavra falar, pois ela tem o poder de nos mover interiormente ao bem, à acolhida, à misericórdia com os mais pobres. Ela, também, nos ensina que as grandes alegrias espirituais da vida precisam ser partilhadas: “partiu imediatamente para a região montanhosa” (Lc 1,39). E, não por último, aproveitemos todos para nos confessarmos e recebermos o perdão de Deus de nossos pecados para sentirmos ainda mais a alegria do Natal do Salvador.

Dom Adelar Baruffi – Bispo Diocesano de Cruz Alta

Postado em 27 novembro 2019 06:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop