COLORADO – Piscicultura empresarial é uma realidade no município

Postado em 26 novembro 2019 10:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Em mais uma matéria do empreendedorismo municipal ligado ao setor agropecuário foi realizada uma visita técnica a propriedade de Nilson Cofferi, esposo da professora Marcela Borges dos Santos e pais de uma das mais novas cidadãs do município que em breve nascerá: Natália.

Nilson, conhecido carinhosamente por Canichia, é natural de Colorado mais propriamente em Arroio das Almas e depois se mudou para Vista Alegre. Sempre trabalhou na agricultura e sentiu a necessidade de empreender para buscar uma forma alternativa de incremento de renda. Ele conta que certo dia, conversou com o amigo e hoje sócio do empreendimento Everton Roveda daí a ideia de um novo empreendimento.

Everton um dos sócios fundadores das telhas Rovedas se interessou de pronto pelo assunto. Muitas ideias passaram pela cabeça deles uma delas uma fábrica de batatas palha.

Na semana santa de 2017 Nilson ajudou uma empresa de filé de peixes na comercialização aí veio à curiosidade de como poderia criar peixes em tanques. O primeiro reflexo foi pesquisar na internet as novidades. Foi aí que encontrou um criador da cidade de Constantina chamado Lupicínio, Canichia e Everton marcaram uma visita e foram conhecer o sistema.

Voltaram empolgados e definidos a pesquisar mais sobre a atividade. Levantaram um orçamento da fabricação, fornecedores e consultores sobre o manejo. Buscaram apoio da EMATER e serviços da prefeitura e Sicredi montaram então a estufa e dois tanques de engorda com condição de alocar 2.000 alevinos.

O primeiro lote já tem peixes em condição de entrega aos abatedouros. O manejo requer muita dedicação com relação à qualidade da água. O controle dos níveis de nitrito, amônia, salinidade e PH são primordiais para uma excelente condição de oxigenação. A alimentação é feita conforme a fase da criação e um complexo sistema de bombas mantem a água agitada 24 horas por dia. Um sistema de gerador de luz é acionado caso acha falta da mesma devido a falhas da geradora.

Os alevinos chegam com poucas gramas e quando atingem ao redor de 400 gramas estão aptos a serem comercializados. Segundo Nilson tem muita procura no mercado e muitas empresas se instalando no setor devido à procura pelos consumidores. Pelas contas orçadas o empreendimento deve estar totalmente pago em um intervalo de 2 a 2,5 anos.

Como na maioria dos empreendimentos comerciais, industriais e agropecuários o grande gargalo da atividade é a falta de mão-de-obra. No restante Canichia não tem queixas sabe das dificuldades que pode enfrentar de preço e comercialização, mas tem estratégias já previstas.

Segundo Canichia: As pessoas tem que quebrar a casca e sair do ovo, botar a cara pra bater. Com iniciativa se consegue resultados ficar sentado reclamando não resolve o problema é preciso iniciativa, inovação e coragem e fazer as coisas pensando no geral se o município começar a aparecer com atividades e iniciativas da população haverá benefícios a todos e isto reverterá ao empreendimento próprio.

Postado em 26 novembro 2019 10:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop