TAPERA – Legislativo realizou sua 36ª sessão do ano

Postado em 12 novembro 2019 11:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ontem à noite, o Legislativo taperense realizou sua 36ª sessão ordinária. Com o afastamento temporário do presidente Elias Goulart (PP), conduziu a mesma o vice-presidente Neri Nunes dos Santos (PP). O suplente Pedro Ari Tavares (PP) assumiu a cadeira de Elias Goulart.

Antes de entrar na Ordem do Dia, foi dado uma pausa na sessão para prestar um minuto de silêncio ao ex-vereador e ex-vice-prefeito Ivaldo Corazza, pelo primeiro ano de seu falecimento ontem ocorrido.

Na reabertura dos trabalhos, na Ordem do Dia, deram entrada dois projetos de lei de origem do Executivo Municipal e uma proposição, que foram aprovados por unanimidade:
– PL 073/2019 – Altera a redação da Lei Municipal 3.429, de 21/05/2019, e dá outras providências. A mesma trata da ajuda financeira – R$ 30 mil – ao Grêmio Esportivo América.

– PL 074/2019 – Autoriza a contratação de pessoal por tempo determinado e de excepcional interesse público, para atender necessidade temporária da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer e dá outras providências, com solicitação de regime de urgência.

– Proposição 022/2019, do vereador Jacson Ivan Lauxen (PDT) – Requer que o Executivo Municipal estude a possibilidade de efetuar levantamento dos terrenos de propriedade do município disponíveis para implantação de empresas. Após, que seja feito um chamamento às empresas taperenses interessadas em se instalar nestas áreas.

A proposição 023/2019, do vereador Jacson Ivan Lauxen, que requer que o Executivo Municipal altere o Decreto Municipal 29/2018, de 15/05/2018, que regulamenta a utilização do Centro de Eventos pelas escolas estaduais, foi retirada da pauta pelo autor tendo em vista que o Executivo já está tratando da questão.

No espaço do Pequeno Expediente ninguém ocupou a tribuna. Já no das Explicações Pessoais, foram até ela os vereadores Luiz Carlos Ritter (PTB), Pedro Ari Tavares (Arizinho, PP), Neri Nunes dos Santos, Paulo Roberto Moraes (Cané, MDB), Luis Carlos Pereira Theodoro (Buxa, PT) e Jacson Ivan Lauxen:
RITTER – Pediu ao Executivo Municipal que instale bloqueadores de ar nos registros de água no bairro Brasília pois, segundo ele, a população está pagando pelo ar que passa pelos canos. Lembrou o primeiro ano de falecimento de Ivaldo Corazza, que foi ex-vice-prefeito, ex-vereador por 2 mandatos, ex-secretário municipal e ex-presidente do seu partido, o PTB.

ARIZINHO – Falou que o América, em Tapera, é o campo e que o salão é um braço seu uma vez que este utiliza a documentação do primeiro. Ele se queixou que o município repassa dinheiro apenas para o salão. Para ele, o campo está abandonado pela Administração Municipal. Acha que as verbas municipais deveriam ser melhor distribuídas. Como presidente do veterano do América, que está completando 20 anos no cargo, lembrou que no dia 05 de janeiro o Grêmio Esportivo América estará completando 70 anos.

NERI – Informou que entrará com proposição na Casa concedendo o título de Cidadão Honorário ao médico Adalberto Henrich, o “Dr. Beto”. Falou do evento Tapera Mais Cidadã, que aconteceu no sábado (09), no Centro de Eventos, e que foi um sucesso. Parabenizou a Administração Municipal, as entidades envolvidas e a população que participou dele.

CANÉ – Falando sobre a manifestação de Arizinho, sobre o América, disse que o pessoal do campo precisa melhorar sua comunicação e procurar a Administração Municipal para uma possível ajuda. Sobre a audiência pública realizada na sexta-feira (08), no Centro de Eventos, para falar sobre a Lei de Abuso da Autoridade, lamentou o pouco público presente no evento pela importância do tema. Se disse preocupado com o futuro.

BUXA – Falando sobre a audiência pública da Lei de Abuso de Autoridade, que estava vazia, lembrou que a Câmara de Vereadores de Tapera não participa de nada na região e que por isso ela não vem para cá. Disse ao colega Arizinho que falta força política ao campo, falando do América, e lembrou que o mesmo integra a base governista. Disse que vai pedir ao Executivo Municipal que informe a Casa sobre a questão dos terrenos na Perimetral Leste. Quer saber se os proprietários dos mesmos entraram na Justiça. Pediu a colocação de placas indicativas de ruas no Loteamento Haupenthal. Solicitou ainda ao Executivo Municipal que informe quando começarão as obras de melhorias no Parque Guajuviras, no bairro Brasília, que deveria ser ao mesmo tempo do da Praça Central. Por fim, falou sobre a soltura de Lula dizendo que o PT vai retomar o poder em 2022.

JACSON – Falando dos R$ 30 mil que o município repassará ao Grêmio Esportivo América, pediu à Administração Municipal que informe quais eventos sociais a equipe participou para receber tal valor. Prometeu levar o assunto ao conhecimento da comunidade. Cobrou a não participação do América no evento Tapera Mais Cidadã, realizado no sábado (09), no Centro de Eventos.

A próxima sessão ordinária, a 37ª, será realizada no próximo dia 18.

Postado em 12 novembro 2019 11:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop