TIO HUGO – Segunda etapa da campanha de vacinação contra a aftosa vai até 30 de novembro

Postado em 07 novembro 2019 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Foi iniciada no dia 1º de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Neste estágio deverão ser imunizados bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade. É importante destacar que a vacinação é obrigatória, e caso não seja realizada o produtor corre risco de ser multado de acordo com a legislação estadual.

Nesta etapa houve uma redução na dosagem de aplicação, que passa de 5 ml para 2 ml por animal. A outra novidade é que a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C). A composição do produto também foi modificada com intuito de diminuir as reações vacinais (nódulos)

O pecuarista deverá adquirir as doses da vacina em agropecuárias credenciadas; em Tio Hugo possui ponto de venda, de acordo com a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Outro ponto importante, é que após a imunização, o produtor rural deverá trazer a nota fiscal de compra das vacinas até a IVZ, que fica junto a sede da secretaria para protocolar a vacinação. O prazo final para apresentação da nota fiscal vai até o dia 06 de dezembro de 2019.

As doses da vacina precisam ser mantidas em refrigeração constante, para que não estraguem. Depois a aplicação deverá ser feita conforme orientação de um médico veterinário. Neste caso o cidadão poderá procurar a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente que oferece suporte técnico.

Em caso de dúvidas o produtor poderá entrar em contato com a secretaria através do telefone 3338-9313.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Tio Hugo -RS

 

Postado em 07 novembro 2019 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop