O Portavoz

Postado em 01 novembro 2019 09:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

EM BUSCA DE SOLUÇÕES
O clamor popular que se verifica entre moradores da área central de Ibirubá aguarda medidas eficientes por parte das autoridades constituídas. Os fatos verificados no último final de semana e que culminaram com um incêndio verificado há poucos metros de um posto de combustíveis e uma casa de espetáculos não pode ficar impune.

As consequências podiam ter sido catastróficas à exemplo do que já ocorreu em outros municípios. Essa situação de insegurança na área central do município, especialmente nas noites dos finais de semana, já vêm de longa data.

Alguns indivíduos parecem se julgar bem acima das leis vigentes. Com isso moradores e pessoas que circulam no centro de Ibirubá clamam por mais segurança no seu direito de ir e vir.

Quem convive semanalmente com essa situação relata fatos preocupantes. Alguns deles afirmam textualmente: “Nas madrugadas do centro rola de tudo, do sexo explícito às drogas”.

Para evitar uma tragédia anunciada algo precisa ser feito para coibir a continuidade desses atos.

O DRAMA DE QUEM PRODUZ
O produtor rural vive uma realidade bastante interessante; conviver nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano em função da previsão do tempo. Agora mesmo, outubro de 2019, o drama se repete; com o trigo e a cevada prontas para a colheita o tempo impede esse processo e mais, o excesso de chuvas deixa os cereais sem as condições exigidas pela indústria. Com isso a remuneração cai à patamares impraticáveis e quem não fez seguro contabiliza os prejuízos.

Com os constantes aumentos no custo de produção, o homem do campo vive uma situação preocupante; de um lado a aptidão em produzir, de outro, a dificuldade crescente em manter a propriedade rentável.

Para um país eminentemente dependente do setor primário o momento é na melhor das hipóteses preocupante.

A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO GAÚCHO

A estatística não deixa margem à dúvidas; o Rio Grande do Sul continua registrando números assustadores em relação aos acidentes de trânsito. Há cada dia esses registros precisam ser refeitos. Essa semana mais uma vez, até em função do mau tempo , vários acidentes resultaram em vítimas fatais e vários feridos.

O que mais chama a atenção é que na região do Alto Jacuí, mesmo com a malha viária estadual recuperada, os acidentes são frequentes. Imprudência, consumo de álcool e excesso de velocidade são as causas mais verificadas nesses sinistros.

Mesmo com constantes campanhas no sentido de alertar e educar os condutores, os acidentes são na maioria das vezes falhas humanas que poderiam ser evitadas.

UMA PRAÇA QUE PEDE SOCORRO
Em muitas cidades da região a Praça é uma espécie de cartão de visita desses municípios. Um exemplo disso pode ser verificado em Victor Graeff onde a população tem grande orgulho pela praça central.

Nas cidades maiores, até pela grande concentração e circulação de pessoas, a realidade é bem outra.

A Praça General Osório em Ibirubá é um exemplo dessa dificuldade. Há muito tempo necessitando de uma grande revitalização, o local é hoje utilizado pela população ordeira durante o dia e nas noites e madrugadas para fins nada recomendados.

Falta de iluminação, invasão por diferentes grupos, além de outras particularidades tornaram o local nada parecido com um cartão postal.

Existe um compromisso assumido pelo prefeito municipal, Abel Grave, de que ainda nesse mandato a praça passará por uma ampla reforma a partir de um projeto que já está concluído.

Certamente esse é um desejo de toda a população que sonha com um local aconchegante, bonito, seguro e de posse das pessoas de bem.

Postado em 01 novembro 2019 09:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop