Casos de WhatsApp clonados se multiplicam em NMT e região

Postado em 16 outubro 2019 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O golpe da clonagem do WhatsApp está afetando inúmeras pessoas todos os dias no Brasil e o golpe já chegou a nossa região. No total, de acordo com a empresa de segurança PSafe, 8,5 milhões de brasileiros passaram por essa situação até o último mês de agosto.

A tática usada pelos malfeitores é engenhosa. Em outubro, uma vítima da nossa região colocou um anúncio de seu carro em um site de negócios. Em seguida, recebeu ligação de uma pessoa se passando por representante do site de compra e venda de veículos, que dizia querer confirmar algumas informações. No meio da conversa, por um motivo qualquer, o bandido pediu para o monitor de setor confirmar um número que chegou por SMS. Ele assim o fez – sem perceber que era justamente o código para habilitar uma nova instalação do WhatsApp. (Normalmente, em golpes desse tipo, os malfeitores dizem que é protocolo, número de ativação do anúncios, etc.)

Minutos depois de desligar o telefone, Zelioli percebeu que seu WhatsApp havia sido desabilitado do celular. Nesse mesmo tempo, os bandidos já enchiam os contatos dele com pedidos de pagamento. Como eles já haviam sido alertados, nenhum pagamento foi feito.

O caso citado aqui não gerou prejuízos financeiros a ninguém, porém em outros casos algumas das vítimas chegaram depositar dinheiro em contas fornecidas pelo estelionatário.

Recuperando a conta:
O WhatsApp recomenda que você desative o aplicativo do smartphone, faça o download novamente e tente entrar com o seu número normalmente, como se estivesse sendo feito pela primeira vez. Será enviado uma confirmação por SMS com o código de ativação, esse número não deve ser compartilhado com ninguém, pois ele é modo como os desenvolvedores vão manter a sua segurança. Assim que você conectar em seu aparelho, quem estiver logado com seu número será desconectado automaticamente.

Se for solicitado um segundo código, e você não o souber, ou não tiver acesso, isso quer dizer que o invasor usou o sistema de Código de Confirmação em Duas Etapas. Esse sistema é fornecido pelo próprio WhatsApp para manter a confirmação mais segura.

Os golpes que estão sendo aplicados no Brasil atualmente estão usando esse sistema de confirmação, para evitar que o usuário recupere o controle rapidamente. Para solicitar uma segunda vez o código de confirmação, é necessário aguardar sete dias. Mesmo que você não tenha acesso ao seu número de segurança, a sua conta será desconectada de outros aparelhos quando você inserir o código de seis dígitos que for reenviado por SMS.

Nesse período avise TODOS os seus contatos que o seu aparelho foi invadido e que as pessoas não devem fazer nenhum tipo de depósito e nem fornecer dados para a sua conta de WhatsApp. Envie SMS para as pessoas que estão registradas em seu smartphone falando sobre o que ocorreu e oriente que elas não forneçam seus dados de segurança, se algo semelhante ocorrer com elas.

Portal NMT

Postado em 16 outubro 2019 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop