PASSO FUNDO – Conecta UPF lança programa de Investimento e Aceleração de startups

Postado em 15 outubro 2019 06:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Programa visa atrair investidores e desenvolver startups

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da rede de inovação Conecta UPF, realizou o lançamento do Programa de Investimento e Aceleração de startups, na quinta-feira, 10 de outubro. O evento contou com a palestra “Aceleração de startups: oportunidades para empreendedores e investidores”, com Sandro Cortezia, diretor executivo da Ventiur, uma das maiores aceleradoras do Brasil, e com a cerimônia de graduação da Incubadora de empresas da UPF. A atividade ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) da UPF.

O programa visa atrair recursos de investidores para a criação de um fundo e buscar empresas que serão aceleradas e investidas. “O programa prevê a injeção de recursos financeiros nas empresas e a aceleração delas, do ponto de vista de mentoria. A partir de agora, começamos a trabalhar na captação de parceiros investidores e no processo de seleção das potenciais empresas. O foco são as empresas que estejam incubadas ou residentes no UPF Parque, mas empresas que não estão no Parque também poderão ser selecionadas e, a partir daí, passar a se vincular ao UPF Parque”, revelou o coordenador executivo da Rede Conecta UPF, Giezi Schneider.

O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Dr. Antônio Thomé, destacou os resultados positivos das iniciativas desenvolvidas pela rede de inovação Conecta UPF. “O Conecta está andando da forma que estimamos. A ideia desse novo programa é buscar parceiros no mercado que acelerem nossas startups incubadas, e atrair novas empresas para o UPF Parque”, comentou Thomé.

O Programa foi criado em parceria com a Ventiur, que é uma empresa formada por pessoas com experiência de mercado e que não só investem nas startups, mas participam da vida dessas empresas ajudando a criar negócios e oportunidades. “Há algum tempo já buscamos uma parceria com os ambientes de inovação, nas regiões onde atuamos. Já tínhamos uma parceria com a UPF e agora estreitamos ela e vamos atuar nas verticais de expertise da região, em especial na área do agronegócio”, destacou o diretor executivo da Ventiur.

O diretor da Ventiur também palestrou no evento, que se constituiu como uma importante oportunidade para os empreendedores entenderem mais sobre investimento e desenvolvimento de startups. Conforme o palestrante, o ponto mais relevante no início da caminhada é identificar um problema real a ser desenvolvido, e, a partir disso, criar uma solução inovadora para esse problema, utilizando uma tecnologia mais recente e, depois, montar o modelo de negócio. “Naturalmente, esse problema não pode ser só do empreendedor, mas de um grupo razoável de pessoas. Quanto maior for o problema e quanto mais pessoas tiverem esse problema, mais chances de ser um negócio de sucesso. E a partir daí, criar uma solução para testar o mercado”, declarou Cortezia.

O evento marcou, ainda, um momento de graduação das empresas incubadas no UPF Parque desde 2017. No evento, 11 empresas receberam o certificado de participação no processo de incubação, durante 24 meses. A atividade também teve a apresentação do projeto de extensão Núcleo de Violinos Suzuki da UPF.

Fotos: Natália Fávero e Sabrine Paludo (Nexjor UPF)
Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 15 outubro 2019 06:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop