IBIRUBÁ – A energia do cooperativismo

Postado em 08 julho 2013 09:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A vida em sociedade iniciou a partir da necessidade das pessoas unirem forças para alcançar um objetivo em comum. No início das civilizações, as pessoas se uniam visando a obtenção de alimento e a proteção dos grupos. Com o passar do tempo, novas motivações e necessidades impulsionaram a associação de pessoas. Essas ideias passaram a ter, em 1844 pela primeira vez, uma organização formal: foi quando um grupo de 28 operários ingleses fundam a primeira cooperativa do mundo, criando princípios morais e de conduta que são considerados até hoje, a base do cooperativismo: adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação e interesse pela comunidade. E à estas instituições tão importantes foi dedicada uma data especial, o primeiro sábado de julho a cada ano, portanto, em 2013, no dia 06 de julho comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo.

Há 45 anos, na região de Ibirubá, um grupo de agricultores e lideranças locais fundaram a Coprel, baseados nos princípios cooperativistas e com a motivação de levar energia às comunidades interioranas, não atendidas pelas empresas do setor energético. A cooperativa uniu as forças de todos que viam na eletrificação rural o caminho para o desenvolvimento das comunidades, e construiu o progresso no interior de 72 municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

Hoje, graças ao sistema cooperativo, mais de 47 mil famílias possuem a energia da Coprel. A cooperativa participa das comunidades onde atua levando educação, informação e bem-estar social através de seus projetos e ações, crescendo a partir da soma de esforços, trabalho e ideias. Isso reflete da sua gestão profissional e de seu sistema de governança: composto por líderes que são escolhidos pelos cooperantes em cada município onde a Coprel atua, que participam do planejamento estratégico da Cooperativa, agregando as ideias e as necessidades da base para as próximas ações e investimentos da Coprel.

Para o presidente da Coprel Jânio Vital Stefanello, o sistema cooperativo impulsiona grandes avanços na sociedade: “A Coprel acredita na solidariedade e na energia do cooperativismo. As cooperativas geram resultados quando vemos comunidades inteiras, no campo ou na cidade, vivendo com qualidade de vida, produzindo mais e melhor. Isto é a Coprel: uma cooperativa com gestão profissional e compromisso com o futuro das comunidades onde atua”.

A Coprel é uma cooperativa que cresce com a força de cada cooperante. Há 45 anos está transformando a vida das pessoas e proporcionando uma vida melhor a cada família ligada em sua energia.

(Assessoria de Comunicação – Coprel)

Postado em 08 julho 2013 09:39 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop