COLUNA DO PORTAVOZ – Almir Bratz

Postado em 11 outubro 2019 09:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

EDITORIAL
A partir dessa semana será editado todas as sextas-feiras no site do JEAcontece a coluna do PORTAVOZ. Temas relacionados à diferentes assuntos farão parte da pauta semanal e poderão ser lidos e comentados nesse espaço de informação.

Mande a sua sugestão de assunto. Faça parte desse espaço relatando peculiaridades de seu município.

Utilize para isso nosso contato direto com a coluna pelo telefone 54. 991517387, teremos enorme prazer e satisfação em receber sua mensagem.

O LEGADO DE UM MANDATO
No Poder Público como na vida de um administrador privado o desempenho é diretamente proporcional ao legado deixado para as gerações futuras. Em via de regra, todos deveriam fazer o melhor, até porque são remunerados para isso. Alguns atingem plenamente os objetivos propostos, já outros passam e não deixam nenhuma lembrança.

No dia 5 de outubro, sábado, uma das obras mais visionárias de toda a região foi inaugurada. Certamente em pouquíssimos municípios do Brasil prefeitos tiveram a audácia, coragem e visão de investir em pavimentação asfáltica em rodovias municipais.

Pois coube à um jovem administrador público, de um pequeno município, com parcos recursos, investir numa obra que servirá de legado para futuras gerações. A iniciativa é louvável e demonstra como é possível, num país marcado pela corrupção, tratar com seriedade e honestidade os recursos públicos.

Que o exemplo dos administradores do município de Quinze de Novembro, Gustavo Stolte e Paulo Adalberto Prante, sirva de inspiração para outros homens públicos desse Brasil à flora.

O MISTÉRIO DOS TÚNEIS
A existência ou não de túneis no subsolo de Ibirubá sempre foi motivo de grandes discussões e curiosidade. Para alguns tudo não passa de imaginário, já para outros, os túneis existem e serviram de esconderijo ou rota de fuga para quem precisava “vaporar” no pós guerra mundial.

Numa decisão corajosa e arrojada o prefeito municipal decidiu pela abertura do solo onde havia indícios de edificações subterrâneas.

O que foi encontrado aguçou ainda mais a curiosidade: tubulações, ao que tudo indica sem ligações pluviais, sem registro oficial na prefeitura e muito menos na Corsan, remetem ao imaginário. Os únicos registros que foram encontrados estampavam a capa do semanário O Alto Jacuí onde destacavam a aquisição por parte da administração municipal de milhares de tubos de concreto.

A imprensa regional,do Estado e até do centro do país mandaram seus enviados para a cobertura desse “evento”. Pessoas foram ouvidas e deram seus depoimentos. Alguns duvidando da existência outros dando detalhes do que teriam ouvido em tempos passados.

Para todos aqueles que imaginavam que a escavação seria o último capítulo da Lenda Urbana sobre os túneis do subsolo de Ibirubá, ouve um ledo engano. Essa história parece estar longe de um final.

Num túmulo muito citado em diferentes matérias e que levantava a possibilidade de estar sepultado em solo ibirubense um oficial da SS não passa de especulação, já que esse cidadão, cuja irmã e sobrinha residiram por décadas em Ibirubá, morreu em combate na Rússia não passando de uma homenagem familiar o nome e foto estampados junto ao túmulo.

HÁ UM ANO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Parece até ter sido ontem mas um novo pleito eleitoral está há menos de um ano de ser realizado. Para quem tem convicção do trabalho realizado, quem administrou com o plano de governo em baixo do braço e conseguiu cumprir com os quesitos prometidos em campanha, esses doze meses vão parecer uma eternidade.

O mesmo não pode ser dito dos que ainda tem muito a fazer nesse período entre outubro de 2019 e julho de 2020 quando inicia o período eleitoral. O eleitor mais politizado não tem a mente curta e sabe muito bem avaliar o desempenho de seu prefeito e vereador. De nada vai adiantar falsas promessas ou as tradicionais desculpas. Um novo mandato só será confiado aos que realmente convencerem os eleitores de suas capacidades e boas intenções.

Para todos os mandatários que ainda têm débito com seus eleitores há poucos meses para saldar a conta, caso contrário serão reprovados no exame.
– Aguarda-se para as próximas semanas a conclusão de uma série de obras de recuperação da pavimentação asfáltica em Ibirubá. Ruas já licitadas, algumas com parte dos trabalhos já concluídos , estão entre aquelas anunciadas num programa de AVANÇO .
– Com a assinatura de um financiamento junto ao BRDE será possível finalmente executar o projeto de urbanização da Área Industrial. A demanda é antiga e muito requisitada por quem pretende empreender no município. Burocracias ambientais foram resolvidas e com esse aporte financeiro o espaço deve se tornar realidade.
– No mesmo financiamento nominado acima estão recursos para a construção do novo acesso pela Rua Júlio Rosa. A obra poderá representar o legado da administração Abel e Alberi. Segundo o projeto a obra deverá significar um avanço na mobilidade urbana do município, já que servirá de opção para quem deseja evitar o acesso principal pela Mauá, ou mesmo o acesso secundário.

Postado em 11 outubro 2019 09:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop