IBIRAPUITÃ – Rinite alérgica

Postado em 05 julho 2013 08:19 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

É uma doença inflamatória das mucosas do nariz. Apresenta características hereditárias e características crônicas pelo contato com substancias que o sistema imune considera estranhas, como: os ácaros provenientes da poeira doméstica, pelos de animais, descamação da pele, mofo, pólen, perfumes, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus, mudanças bruscas de temperatura, etc.

Os paciente com rinite alérgica apresentam: obstrução nasal, coriza, espirros, coceira no nariz, na garganta ou nos olhos. A rinite alérgica ainda pode estar associada a outras doenças tais como asma, otites médias, sinusites e roncos.
Após o diagnóstico da rinite alérgica é preciso identificar as substancias que provocam a alergia para evitar o contato com elas. Ainda a rinite alérgica não tem cura, mas algumas medidas ajudam a prevenir e a controlar as crises: o ambiente onde a pessoa alérgica vive deve ser muito bem ventilado, ensolarado e cuidadosamente limpo; evitar o contato com a substancias que desencadeia os sintomas; evitar carpetes, tapetes, cortinas, bichos de pelúcia, e outros elementos que acumulem poeira.

Mantendo os cuidados com a higiene ambiental, se os sintomas persistirem alguns medicamentos podem ser prescritos pelo médico. Para aliviar os sintomas, existem os descongestionantes e os anti-histamínicos de uso tópico ou sistêmico e para prevenir as crises os estabilizadores de membranas e os corticosteroides. Essas medicações podem ter efeitos colaterais por isso a importância de serem usados apenas quando prescritos por um médico.

Em alguns casos pode-se associar o uso de vacinas antialérgicas. O tratamento é longo, mas se feito de forma correta costuma ser bem eficaz.

Lembre-se que a prevenção é o melhor remédio. Não se automedique, nem siga as sugestões de outras pessoas, ouça o seu médico.

A Médica Carla Lima de Quadros, especializada em medicina de família e comunidade da Unidade Básica de Saúde de Ibirapuitã, atende de segunda à sexta-feira das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas junto ao Posto de Saúde João Camargo.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ibirapuitã)

Postado em 05 julho 2013 08:19 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop