TAPERA – Alunos do Instituto Imaculada participam de palestra sobre ovinocultura

Postado em 23 setembro 2019 06:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na noite de 16 setembro, alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre ovinocultura.

A palestra foi pelo professor Dr. Elísio Camargo Debortoli, formado em Medicina Veterinária (2004) e Ciências Econômicas (2015) pela Universidade de Passo Fundo e licenciado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves. Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Paraná (2017).

Segundo Elísio, a ovinocultura pode ser uma atividade secundária, principalmente, em pequenas propriedades, a qual apresenta ótimo retorno, quando bem organizada. Uma das vantagens de investir nessa atividade é o fato da região, no inverno, possibilitar uma grande oferta de forragem, o que permite uma produção de carne de qualidade. Durante sua explanação, também destacou alguns problemas como: o abate clandestino, a falta apoio de cooperativas e incentivo aos produtores.

Em relação ao Rio Grande do Sul, afirma que existe uma divisão visível quanto a produção de ovinos, em que a região norte do Estado apresenta produção apenas para consumo, sem uma perspectiva comercialização. Já, na região Sul a produção de ovinos se destaca, pois é uma atividade de comercialização, mais precisamente, na cidade de Santana do Livramento.

Também, trouxe exemplos de cooperativas do PR que desencadeiam toda a verticalização da produção, onde os cooperados produzem o cordeiro, e beneficiam os produtos comercializando-os em suas próprias ‘’boutiques’’. tendo como grande procura o iogurte e o queijo de ovelha.

Quanto ao manejo de ovelhas para reprodução e, posteriormente, a terminação dos cordeiros, destacou a importância de uma boa conversão alimentar para sucesso da propriedade.

E, por fim, destacou o cuidado com as verminoses nos ovinos, indicando realizar o teste FAMACHA, método de verificação da cor da mucosa ocular, quanto mais avermelhada estiver melhor será a saúde do animal, caso estiver esbranquiçada deve introduzir vermífugos para tratar o problema.

Postado em 23 setembro 2019 06:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop