IBIRUBÁ – A energia da agroindústria Blank

Postado em 03 julho 2013 07:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O casal Jair e Jureci Blank, cooperantes da localidade de Mundo Novo, no interior de Campos Borges, já viveram sem energia elétrica e entendem como as comunidades rurais foram beneficiadas com sua chegada. “Antigamente, para quem não tinha grandes áreas de terra, era inviável viver no campo. Era muito difícil para as famílias se manterem com a produção de grãos das pequenas lavouras. A energia possibilitou muitas atividades que hoje podem ser desenvolvidas em pequenas propriedades, como o tambo de leite, criação de animais, e tantas outras”, lembra Jureci. E entre as diversas atividades que hoje se mantém no interior graças à energia elétrica, está a própria agroindústria de panificados da família, em funcionamento há um ano.

A agroindústria Blank produz pães e mais de 10 tipos de bolachas, aproximadamente 40 quilos semanais. A atividade surgiu de modo muito curioso: o casal possuía certa quantidade de trigo em uma cooperativa que não podia ser comercializado em determinada época do ano em virtude do preço, porém poderia ser transformado em farinha. Eles efetuaram a troca e, para utilizar toda a farinha que agora tinha em casa e obter um retorno financeiro, Jureci começou a fazer bolachas para vender na tenda colonial de uma amiga. No início, fabricava uma quantidade pequena, mas a aceitação do produto terminou logo com todo o estoque de farinha, e incentivou a cooperante a continuar com a atividade. Mês após mês, a procura pelas bolachas e pães de dona Jureci crescia, e a um ano atrás a família concluía o processo de regulamentação da Agroindústria Blank – que já recebeu a certificação do Selo “Sabor Gaúcho”, conferido às agroindústrias familiares como forma de certificar a qualidade e procedência do produto.

A família está satisfeita com a agroindústria, que agrega valor às outras atividades já realizadas, como a produção leiteira. “Pra gente que mora longe da cidade, não tinha como ter uma renda a mais. E agora, a gente tem uma força de família que está ajudando, é a energia da Coprel que chegou e está nos fortalecendo. Então, eu tenho planos, e agora eu sei também que posso crescer na atividade”, finaliza dona Jureci.

Qualidade de vida, fortalecimento do trabalho e da renda no campo: Essa é a energia que transforma a vida da família Blank, essa é a energia da Coprel.

(Assessoria de Comunicação – Coprel)

Postado em 03 julho 2013 07:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop