TAPERA – Cooperativa Escolar da Vila Paz realizou sua assembleia de fundação

Postado em 18 setembro 2019 17:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na terça-feira, 17, foi realizado no Ginásio Geraldino Mocelin na Comunidade da Vila Paz em Tapera/RS, a Assembleia de Fundação da Cooperativa Escolar da Vila Paz – COOEPAZ, formada por alunos do 6º ao 9º ano da EMEF João Batista Mocelin da mesma localidade. O evento contou com a presença dos 21 alunos sócios-fundadores e várias autoridades, dentre elas, o Prefeito Municipal de Tapera, Volmar Helmut Kuhn; o Vice – Prefeito, Jorge Luiz de Quadros; o Presidente da Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG, Sérgio Luiz Tonello; a Secretária Municipal de Educação, Maria Regina Bosio Salvadori; as Coordenadoras Municipais do Programa União Faz a Vida, Verônica Spezia de Matos e Lucimara Karpe Canova; a Diretora da Escola, Josemari Eckstein; assim como, professores, funcionários, alunos, pais da escola, membros da Comunidade da Vila Paz, representantes da Câmera de Vereadores, Secretaria da Educação, COMDICA e Conselho Tutelar, colaboradores do Sicredi, assessores pedagógicos, diretores das Escolas Municipais e representantes da imprensa.

Também marcaram presença, representantes das Cooperativas Escolares da região: COOPERIC de Espumoso, COOPERABOM de Não-Me-Toque, COOUNITRA de Victor Graeff, COOPERTEX de Jacuizinho, e dos comissão de fundação da cooperativa escolar de Rondinha.

Na assembleia foi apreciado e aprovado o Estatuto Social da Cooperativa Escolar da Vila Paz – COOEPAZ, apresentado a logomarca, foi eleito o 1º Conselho Fiscal e a 1ª Diretoria, que será presidida pela aluna associada Renata Hanau do 8º ano, e apresentado o Plano de Trabalho para 2019/2020 da Cooperativa.

No evento os alunos tiveram a oportunidade de expressar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano com os encontros, oficinas e visitas, momentos estes conduzidos pelos Professores Mestres Everaldo Marini e Patricia Brum, assessores pedagógicos da Cooperativa Escolar, assim como apreciar a apresentação do Coral A União faz a Vida de Tapera com a Canção do Cooperativismo.

O professor Everaldo Marini reforçou o propósito, ambiente e funcionamento de uma cooperativa escolar, destacando que ela se desenvolve como um laboratório de aprendizagem para alunos e comunidade, onde são vivenciados os sete princípios do cooperativismo: adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade. “Através da cooperativa os alunos tomam conhecimentos relacionados à autogestão, ao empreendedorismo, a educação financeira e a valorização e respeito ao próximo”, disse. Outro ponto destacado por Marini, foi o protagonismo dos jovens na condução da Assembleia de Fundação, organizando cada momento com muito cuidado e comprometimento.

A COOEPAZ é a primeira Cooperativa Escolar, dentro do Programa A União Faz a Vida, na área de atuação da Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG. Nosso presidente, Sérgio Luiz Tonello destacou a importância desse momento na vida dos jovens, pois são pioneiros na nossa região. Tonello, reforçou que os alunos são estimulados a realizarem todo o processo de planejamento e funcionamento. “Esses aprendizados contribuem com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável”, disse.

Parabenizamos os associados e envolvidos, que tornaram a cooperativa escolar realidade, e desejamos sucesso em sua trajetória.

Postado em 18 setembro 2019 17:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop