Não-Me-Toque vivencia tradições com os festejos farroupilhas

Postado em 17 setembro 2019 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A chegada da Chama do Homenageado, acesa em São João do Gramado, marcou a abertura dos Festejos Farroupilhas em Não-Me-Toque no sábado (14), às 17h30 no CTG Galpão Amigo.

A Cavalgada da Chama iniciou após a homenagem no cemitério. Os cavalarianos chegaram em São João do Gramado ainda pela manhã. Na presença de familiares e amigos, foi acesa a centelha da chama do homenageado, Honório Görgen, fundador do CTG Galpão Amigo. Em nome da comunidade, João Nelson Barbosa se pronunciou durante o acendimento da chama, ressaltando a honra de receber os tradicionalistas para o reconhecimento ao líder que foi Honório Görgen.

A solenidade de abertura oficial dos Festejos Farroupilhas ocorreu às 17h30m no CTG, com o recebimento de três centelhas – do patrono municipal Honório Görgen, da Chama Crioula do Estado que presta homenagem ao músico César Oliveira e ao Fogo Simbólico da Pátria que neste ano homenageia a bandeira nacional. A fusão das centelhas deu origem à Chama Crioula que permanece acesa até o dia 22 de setembro, como símbolo do tradicionalismo gaúcho, iluminando dos festejos que relembram a coragem e os ideais dos farrapos.

Familiares do homenageado, autoridades, membros da patronagem do CTG Galpão Amigo, tradicionalistas e todas as pessoas que gostam e apoiam a cultura gaúcha acompanharam a abertura.

Os Festejos Farroupilhas são uma organização do CTG Galpão Amigo, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, Desporto e Turismo, com apoio da Brigada Militar. Neste ano, o tema estabelecido pelo MTG é “Vida e Obra de paixão Côrtes”.

Culto Crioulo
O Culto Crioulo foi celebrado no CTG às 18h. A manifestação religiosa que traz elementos representativos da cultura gaúcha, lembrou a vida do patrono Honório Görgen (in memoriam). Ofélia Kern Görgen reuniu nove dos dez filhos para a abertura oficial e as homenagens. Quatro famílias vieram de Jataí (GO), uma família de Horizontina (RS) e os demais residem em Não-Me-Toquel.

Posse Prendas e Peões
Às 19h ocorre a posse com a colocação de faixas e insígnias nas prendas e peões vencedores da Ciranda Cultural, organizada pela coordenadora Cultural, Cassia Marie Goettems.
• Boneca de Galpão, Pietra Freese
• 1ª Prenda Pré-Mirim, Valciane Fockink Pereira
• 1º Piazito, Pedro Henrique Freese
• 1ª Prenda Mirim, Yasmin Lima de Souza
• 2ª Prenda Mirim, Sofia Ramos de Freitas
• 3ª Prenda Mirim, Djéssili Rasch,
• 1º Piá, Otávio Augusto Cesarino da Silva
• 1ª Prenda Juvenil, Bruna Bueno
• 2ª Prenda Juvenil, Daniela Custódio Alves
• 1º Guri, Ardel Ribeiro
• 2º Guri, Joaquim Sebastian da Silva Bitencourt
• 1ª Prenda do CTG do Galpão Amigo, Catiéle dos Santos
• Prenda Farroupilha do CTG Galpão Amigo, Nicole Santos

Jantares típicos
Os jantares com comida típica estão marcados para os dias 17 – costelão, com apresentação as invernadas -, e dia 19 – matambre CARTÕES ESGOTADOS), com fandango (ingresso R$ 15,00 só para o fandango).

Café de Chaleira
De 16 a 19, das 7h às 7h45, é servido Café de Chaleira no Galpão Crioulo da Praça para convidados dos patrocinadores: Acint, Sicredi, Banrisul e Bradesco. Às 8h ocorre solenidade com hasteamento das Bandeiras e apresentações artísticas pelo CTG e escolas.

Feriado do Dia 20
Para a sexta-feira, feriado do Dia do Gaúcho, o CTG e a Secretaria Municipal da Cultura organizam a tarde cultural Oiga-lê Tchê! com mateada, oficinas da cultura gaúcha e tertúlia, na Praça Dr. Otto Schmiedt, das 14h às 17h. Estas atividades são gratuitas e abertas ao público com o objetivo de difundir o conhecimento sobre tradicionalismo.

Desfile Farroupilha
O Desfile Farroupilha ocorre no domingo, dia 22 de setembro com início às (9h30) e encerramento ao meio dia com churrasco no CTG (R$ 50,00 o espeto). Interessados em participar do desfile devem entrar em contato com a Secretaria da Cultura fone 3332-3898 ou CTG 9 9927-1517.

A Folha do Sul

Postado em 17 setembro 2019 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop