Mudanças nas regras para viagem de crianças e adolescentes: não é mais preciso autorização de Juiz para menor viajar

Postado em 17 setembro 2019 09:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Conselho Nacional de Justiça decidiu, nessa semana, simplificar as regras para crianças e adolescentes viajarem desacompanhados dos pais em território nacional. Agora, a autorização judicial não é mais necessária. Assim como funciona para as viagens internacionais, um documento com firma reconhecida pelos pais já é suficiente.

Confira as situações em que nenhuma autorização é necessária:

  • Acompanhados dos pais ou responsáveis;
  • Em deslocamento para uma comarca vizinha à residência dentro da mesma unidade federativa ou incluída na mesma região metropolitana;
  • Acompanhados de ascendente ou parentes maiores de idade, até o terceiro grau, comprovando documentalmente o parentesco.

Outras circunstâncias:

  • Acompanhados de pessoa maior de idade, autorizada por um dos pais ou responsável por meio de escritura pública ou de documento particular com firma reconhecida;
  • É suficiente também a apresentação de passaporte válido em que conste expressa autorização para viagem desacompanhados ao Exterior.

Um modelo de formulário para preenchimento pelos pais ou responsáveis será disponibilizado como anexo da resolução no site do CNJ.

GaúchaZH

Postado em 17 setembro 2019 09:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop