NÃO-ME-TOQUE – Teatro estimula a preservação entre a garotada

Postado em 12 setembro 2019 06:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Em tempos de debates sobre o uso de agrotóxicos, uma trupe para lá de divertida tem arrancado risos e despertado uma consciência mais crítica entre a gurizada de escolas da região. Em Não-Me-Toque, a ação do Escola no Campo, desta terça-feira, 10, empolgou plateia de mais de 190 alunos. A ideia é abranger os 1,2 mil estudantes envolvidos no projeto este ano.

A estratégia rende bons resultados. Filhos de produtores, os irmãos Raiely e Ramon Kaipers, de 11 anos, gostaram da performance dos atores. “Muito legal. Em casa, a gente varre o pátio e ajuda a separar o lixo”, comentou a menina que cursa o 6º ano na EMEF Nossa Senhora de Lourdes e assistiu apresentação pela primeira vez.

Já a colega Gabrieli Luana Nienow, 11, acha que as crianças também podem contribuir para garantir um ambiente mais saudável no futuro. Criativa, ela não vê a hora de colocar no papel o que aprendeu em sala de aula, na apresentação da Cotrijal e na “prova” prática aplicada pelos atores para afinar conhecimento da gurizada. “Gostei muito. Agora é caprichar na frase e desenho”, falou.

“É um projeto muito significativo para a Cotrijal. Envolve as famílias tanto da área rural quanto da cidade e desperta atitudes de preservação”, ressaltou a coordenadora de Meio Ambiente da cooperativa, Deisi Sebastiani Nicolao. Ela falou ainda das ações da Cotrijal para reforçar as boas práticas ambientais e o uso correto de EPIs. A assistente administrativa Djúlia Berwig também fez a criançada refletir sobre a importância de preservar a natureza.

“Ajuda a fixar conteúdo de uma forma leve e atraente. Dá gosto de ver essa interação”, avaliou o RTV da Syngenta, Gustavo Trindade.

Em Não-Me-Toque, ação foi prestigiada pela secretária municipal de Educação, Eli Terezinha Xavier Donatti, e pela coordenadora pedagógica do projeto pelo município, Karin Letícia Dias. Professores envolvidos no Escola do Campo e a direção das escolas também acompanham alunos.

Premiação – Encerrada essa etapa, a garotada será desafiada a registrar o que viu em desenhos e frases. Os melhores trabalhos serão premiados durante evento, em novembro, em Não-Me-Toque. Em sua 18ª edição, o projeto é desenvolvido através da parceria da Cotrijal, Syngenta, secretarias de Educação dos municípios da área de ação da cooperativa e Fundação Abrinq.

Atividades – Já foram contemplados com ações do Escola no Campo alunos de Coqueiros do Sul, Almirante Tamandaré do Sul, Santo Antônio do Planalto, Colorado e Saldanha Marinho. (confira agenda de apresentações)

Agenda
Nesta quarta (11)
9h – Ernestina, no CTG
10h30 – Tio Hugo, na Escola Antônio Parreiras
14h – Nicolau Vergueiro, no Centro Educacional Érico Veríssimo

Na quinta-feira (12)
8h30 – Lagoa dos Três Cantos, na Sociedade Recreativa Sempre Unidos
10h30 – Victor Graeff, no auditório da EMEF Leonel de Moura Brizola.
14h – Mato Castelhano, no ginásio municipal

Sexta-feira (13)
8h – Coxilha, na EMEF Pantaleão Thomaz
10h30 e 14h – Carazinho, na EMEF Patronato Santo Antônio

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Postado em 12 setembro 2019 06:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop