Setembro Verde: mês alerta a prevenção do câncer de intestino

Postado em 10 setembro 2019 06:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No Sul do país, a doença é a segunda mais frequente entre os cânceres diagnósticos nas mulheres e terceira nos homens

O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon) e no reto. Estima-se que no Brasil, mais de 36 mil novos casos foram diagnosticados em 2018 segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Na região Sul do país, é o 3º mais frequente entre os homens e o 2º entre as mulheres. Setembro foi o mês escolhido para realizar campanhas de prevenção e alertas sobre a importância em realizar exames e manter hábitos alimentares saudáveis.

Segundo o coloproctologista da Proctoclin, Dr. Fabiano Schirmbeck, o aumento do diagnóstico de câncer no intestino está associado a diversas mudanças ambientais além do comportamento do indivíduo.

“Hábitos como obesidade, consumo de carnes vermelhas e processadas, dieta pobre de fibras, falta de atividade física e também o uso de álcool e tabaco, são fatores que aumentam as probabilidades de desenvolver a doença” comenta o médico.

Grande parte do câncer no intestino se inicia a partir de pólipos (lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso), conforme explica Dr. Fabiano.

“Os pólipos crescem lentamente e na maioria das vezes, são benignos, não causam sintomas e podem-se levar muitos anos para tornar malignos. Por isso a importância em realizar exames periodicamente, dependendo da indicação do médico para cada paciente”, pontua.

FATORES DE RISCO
Dr. Fabiano salienta os fatores de risco para desenvolver o câncer no intestino, dividindo em questão genética, idade e qualidade de vida. “Homens e mulheres acima de 45 anos, histórico familiar ou pessoal de pólipos ou câncer no intestino, alimentação rica em gorduras e pobre em fibras, tabagismo, álcool, diabetes melitus, carne vermelha, obesidade, sedentarismo; predisposição genética, doença inflamatórias crônicas do intestino. Mas, em alguns casos, o paciente não apresenta nenhum dos fatores e pode desenvolver a doença”, alerta.

SINTOMAS
Sobre os sintomas Fabiano, lembra que na fase inicial assintomática, mas que dependendo do estágio ou da paciente, alguns fatores podem surgir como:

Sangue nas fezes;
Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre);
Dor ou desconforto abdominal;
Fraqueza e anemia;
Perda de peso.

DIAGNÓSTICO
Também proctologista da Clínica Proctclin, Dr. Milton Bergamo explica sobre a realização do diagnóstico do câncer do intestino e uso do procedimento de colostomia.

“O exame de colonoscopia é o principal meio para identificar a existência de câncer do intestino, bem como lesões com potencial de malignização, o que permite o diagnóstico precoce da doença e o tratamento adequado. O câncer de intestino pode ser evitado em 90% dos casos, quando o pólipo é descoberto precocemente”, comenta.

A colonoscopia deve ser realizada a partir dos 45 anos. Antes disso, é preciso observar o histórico familiar, mudanças significativas no hábito intestinal, a presença de sangue nas fezes e dor abdominal.

“A colonoscopia é um procedimento seguro onde é observada toda a extensão do reto e permite que seja realizada a remoção de pólipos ou de áreas que existam suspeitas para que sejam realizadas biópsias”, comenta apontando que para realização da colonoscopia é necessário estar com o intestino totalmente vazio para que seja possível visualizar o revestimento das paredes internas.

O exame dura cerca de 20 minutos, podendo demorar mais se um pólipo é encontrado e removido, se um pólipo ou tumor maior ou qualquer outra alteração for encontrada, é realizada uma biópsia, pontua Dr. Milton. “Com a colonoscopia, removes pólipos que poderiam ser diagnosticados malignos, além de diagnosticar precocemente o tumor, aumentando a chance de o paciente ser curado e ter uma vida normal”, ressalta o especialista.

TRATAMENTO
Dr. Milton afirma que o câncer de intestino é uma doença tratável e frequentemente curável. “Normalmente trabalhamos em várias frentes, como cirurgia de retirada do tumor, além de radioterapia e quimioterapia para diminuir a possibilidade de recidiva (retorno) do tumor. O tratamento depende principalmente do tamanho, localização e extensão do tumor. Aqui trabalhamos muito com o apoio da equipe multidisciplinar, realizando reuniões semanais para observar a evolução de cada paciente. Todos os profissionais trabalham com o foco em potencializar a melhora e a cura”, ressalta.

PROCTOCLIN
A Proctoclin é uma clínica especializada em Coloproctologia que disponibiliza um tratamento multidisciplinar, composto por médicos coloproctologistas, fisioterapeuta pélvica, nutricionista oncológica e enfermeira estomaterapeuta. A clínica fica localizada no Centro de Passo Fundo, na Rua Teixeira Soares, 777. O telefone para contato é o (54) 3045-4062.

Atualmente a Clínica trabalha com uma infraestrutura moderna e acolhedora, em espaço amplo, especialmente projetado para atender os pacientes com conforto e individualidade.

Diário da Manhã

Postado em 10 setembro 2019 06:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop