Morte por meningite coloca autoridades de saúde em alerta

Postado em 06 setembro 2019 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Óbito de um jovem de 18 anos em Palmeira das Missões pela doença nesta semana gerou preocupação

Nesta semana uma morte por suspeita de meningite no município de Palmeira das Missões deixou a comunidade regional e autoridades do setor de saúde em alerta. O óbito foi do jovem de 18 anos Geovane Santos Souza, morador da cidade palmeirense. Ele estava internado no Hospital da Unimed em Ijuí e veio a óbito na noite de terça-feira (3), após não resistir a uma forte infecção.

Conforme o Secretário de Saúde de Palmeira das Missões, Paulo Fernandes, a principal suspeita da causa da morte do jovem é meningite, porém, as análises laboratoriais ainda não estão todas concluídas e são aguardadas para os próximos dias.

“Esse rapaz deu entrada ao hospital de Palmeira das Missões na tarde do domingo (1º). Como o diagnóstico apontava para uma suspeita de meningite, ele foi transferido para Ijuí. Devido a suspeita, foram coletadas todas as amostras para confirmar a causa da morte como sendo meningite ou outra enfermidade. O resultado dessas análises está sendo efetuado por laboratórios do RS e do PR. Há algumas indicações iniciais, porém, estamos no aguardo do resultado final e conclusivo, para, a partir de então, definir qual foi à causa da morte do jovem. Mas, até o momento, tudo indica que tenha sido meningite, mas não deve ter sido a meningocócica, até onde temos os resultados preliminares” detalha Fernandes.

Doença teria se desenvolvido a partir de sinusite mal curada
Ainda de acordo com o Secretário de Saúde de Palmeira das Missões, os resultados de exames apontaram até agora que a principal causa que levou o jovem a desenvolver a meningite, foi uma sinusite mal curada.

“Pela sinusite ser uma inflamação das vias áreas, junto com outros fatores que ainda desconhecemos na integralidade, contribuiu ativamente para o desenvolvimento da meningite”, informa Fernandes.

A morte do jovem gerou preocupação entre pessoas que tiveram contato direto com ele e de autoridades da área da saúde, já que a doença é contagiosa. Porém, como revela o titular da pasta da Saúde palmeirense, a não comprovação, até o momento, da doença ser do tipo meningocócica, tranquilizou um pouco mais a comunidade.

“Nós tivemos algumas pessoas que tiveram contato com ele que apresentaram alguns sintomas, mas não situações graves que representam casos de meningite meningocócica. Por isso, seguimos dando apoio e monitorando a situação, mas menos preocupados. Além disso, a transmissão da meningite não acontece de forma tão fácil, é preciso a conciliação de vários fatores para que a bactéria se instale no corpo de uma pessoa e se desenvolva. No entanto, toda meningite precisa ter um cuidado especial, porque se não tratada pode evoluir e se tornar uma meningocócica, que é o caso mais grave ”, explica Fernandes.

Diário da Manhã

Postado em 06 setembro 2019 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop