NÃO-ME-TOQUE – A tecnologia aliada à Educação, tablets passam a ser usados para ensinar

Postado em 17 agosto 2019 07:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Conhecido como uma ferramenta para diversão de crianças e adolescentes mundo afora, que aproveitam o aparelho para baixar jogos, músicas e vídeos, entre outros aplicativos, o tablet também pode ter uma utilização específica em sala de aula, com foco no processo de ensino e aprendizagem.

O uso de tecnologias digitais já é comum no dia-a-dia da maioria dos alunos, portanto incluir tais ferramentas na educação contribui enormemente para a aprendizagem dos alunos, ao ser planejada e com objetivos definidos. Essa ferramenta, torna-se pedagógica, quando se buscam novas formas de ensinar e aprender tornando mais interessante e prazerosa as atividades escolares, consequência disso: crescem a atenção e o interesse dos alunos.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) adquiriu tablets para as Salas de Recursos Multifuncional (SRM). Sob a coordenação do técnico em informática Anderson Oliveira as professoras do Atendimento Educacional Especializado participaram de capacitação, para melhor uso dos mesmos com os alunos que frequentam esse atendimento, considerando que as práticas de ensino devem atender a diversidade e essas acontecem através de oportunidades.

A política de inclusão escolar dos estudantes público alvo da educação especial foi se tornando realidade com implantação de diversas ações, entre elas a do Atendimento Educacional Especializado, e tem como objetivo criar condições para os alunos incluídos desenvolverem suas potencialidades. É responsabilidade destes espaços dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos, assegurar práticas de ensino que atendam a todos, garantindo não apenas o acesso, e sim a permanência com sucesso dos mesmos na escola.

A Base Comum Curricular Nacional define que os alunos devem compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzindo conhecimentos, resolvendo problemas e exercendo protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

“Quando você usa o tablet para transmitir conhecimento, em forma de conteúdo e interatividade, consegue fazer com que ele não se restrinja a ser apenas um meio de entretenimento e diversão dos alunos” explica a Secretária de Educação Eli Donatti.

Jaques Petry – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Não-Me-Toque

Postado em 17 agosto 2019 07:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop