PASSO FUNDO – “Negacionismos e revisionismos: o conhecimento histórico sob ameaça” será abordado por especialistas em evento na UPF

Postado em 15 agosto 2019 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Evento ocorre de 21 a 23 de agosto, no Centro de Educação em Tecnologia (CET), Campus I

As inscrições estão abertas para o Seminário com o tema “Negacionismos e revisionismos: o conhecimento histórico sob ameaça”, que ocorrerá na Universidade de Passo Fundo (UPF), de 21 a 23 de agosto. O evento é promovido pelo curso de História e pelo Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (PPGH/IFCH) e ocorrerá no Centro de Educação em Tecnologia (CET), Campus I da UPF. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de agosto.

O crescimento da polarização no debate político-eleitoral brasileiro colocou o conhecimento histórico no epicentro da agenda nacional. Territórios e temas onde havia certo consenso entre historiadores acadêmicos e amplos setores da sociedade civil, em que pesem as interpretações variadas e debates inerentes à pesquisa científica, foram colocados em xeque, dividindo o país com diferentes posicionamentos. A proposta desse evento é realizar uma reflexão acadêmica, com as naturais implicações de ordem ideológica, visando trocar reflexões e experiências sobre como os historiadores profissionais brasileiros devem tratar esse novo fenômeno.

A abertura do evento será realizada no dia 21 de agosto, às 19h30min. O evento é aberto ao público em geral, especialmente estudantes e professores de História e áreas afins da rede pública e privada de ensino. As inscrições devem ser feitas no site www.upf.br/agenda.

Confira a programação:

21/08 – 19h30min
– Abertura: Negacionismos e revisionismos como desafios ao conhecimento histórico – Dra. Ana Luiza Setti Reckziegel
– Mesa 1: Negacionismo e escravidão – Dr. Mario Maestri

22/08 – 19h30min
– Mesa 2: Negacionismo e holocausto – Dr. Adelar Heinsfeld e Dr. Felipe Cittolin Abal
– Mesa 3: Negacionismos no campo da história rural – Dr. João Carlos Tedesco e Dra. Ironita P. Machado

23/08 – 19h30min
– Mesa 4: Negacionismos e história indígena – Dr. Tau Golin
– Mesa 5: Negacionismos das ditaduras militares na América do Sul – Dra. Ana Luiza Setti Reckziegel e Dr. Alessandro Batistella

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

Postado em 15 agosto 2019 16:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop