ESPUMOSO – Cotriel: tepresentantes de núcleos estiveram reunidos

Postado em 14 agosto 2019 06:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Obras e situação da Cotriel e liderança foram assuntos abordados

Na última terça-feira, 06, durante todo o dia, atendendo a uma convocação da Direção, os representantes de núcleos de toda a área de abrangência da Cooperativa estiveram em reunião. Compareceram 55 dos 76 líderes das comunidades.

Na abertura, o presidente do Conselho Geral de Representantes de Núcleos, José Pioversan, disse que os líderes são eleitos para levar as reivindicações da sua região, sendo que as reuniões são para esclarecer dúvidas e questionar a diretoria quando necessário. “Muito mais que trazer apenas informação, este foi um dia que pudemos nos preparar ainda mais para esta função de liderar, além de ser um defensor da Cooperativa, que é de todos os sócios”, afirmou.

Logo após, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, juntamente com o vice, Paulo Edemilson Parizotto e o diretor-secretário, Vilson Ceolin explanaram aos líderes acerca dos cenários político e econômico, a situação financeira e as obras que estão sendo realizadas na Cooperativa. Disse que é fundamental que os produtores acompanhem o mercado mundial, estejam atentos às oportunidades, invistam em tecnologia, uma vez que a demanda por alimentos a cada ano que passa aumenta e chamou a atenção da importância de buscar eficiência e reduzir custos no campo. Por fim, Nicolini, ao falar da Cotriel enfatizou o bom recebimento da safra de soja, questão de lotes e troca de insumos por grãos e demonstrou o planejamento das obras que necessitam ser realizadas nos próximos cinco anos, que vão desde a reforma de estruturas até adequações em setores para atender principalmente a legislação.

Desafios da Liderança e a importância da Liderança Cooperativa

Á tarde, a professora, consultora, escritora, doutora em Administração de Negócios, Mara Beckert, do Paraná falou sobre a importância dos e o papel que os líderes de núcleo precisam exercer na Cotriel. Ela lembrou que o Brasil precisa melhorar muito no quesito cooperativismo, uma vez que apenas 10% da população brasileira está no sistema, número bem inferior ao da Europa, onde este índice é de 80%. Disse que o líder tem de entender o seu papel na sociedade, explanando as vantagens de trabalhar com a cooperativa, que além de gerar sobras ao seu sócio, tem compromisso com a comunidade: “Precisamos conscientizar mais os jovens para que sejam sucessores dos seus pais na propriedade e para que entendam o propósito que a cooperativa tem. Também é fundamental trabalhar as mulheres neste contexto, pois elas se envolvem muito nos assuntos da propriedade. Acho que o representante de núcleo tem de ter o famoso CER – Conhecimento, Estratégia e Relacionamento. Para se tornar referência, o líder tem de fazer sua autogestão e buscar conhecimento para ampliar sua visão do contexto, criar estratégias e fortalecer relacionamentos, pois isso que faz um líder cooperativo. Tenho certeza que estes líderes vão fazer a diferença nas comunidades e que este trabalho tenha continuidade”, finalizou.

Postado em 14 agosto 2019 06:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop