Bolha de ar extremamente fria derruba as temperaturas na próxima semana

Postado em 09 agosto 2019 13:50 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ápice será na terça e madrugada de quarta-feira (14), com possível geada negra em algumas cidades gaúchas

Os gaúchos devem se preparar, pois vem mais frio na próxima semana e que vão derrubar as temperaturas. A MetSul alerta que entre terça e quarta-feira, 14/8, deve ingressar ar muito gelado no Rio Grande do Sul e será um pulso muito forte, bastante intenso, entretanto rápido, com possível geada negra em algumas cidades.

Analisado o parâmetro de temperatura em 850 hPa (a 1500 metros de altitude) o ar estará mais frio na noite de terça para quarta, com marcas de -3°C a -5°C. Ocorre que já no final da quarta, os termômetros já vão marcar entre 6°C e 12°C positivos no Estado. Logo, o ar frio muito potente será de muito curta duração.

Ar polar com temperatura tão baixa como -4°C a -5°C em 850 hPa não é comum no Rio Grande do Sul e quando isso ocorre, o ar gelado costuma entrar com vento moderado a forte. Por isso, a sensação térmica será baixíssima e provável geada negra em alguns pontos na noite de terça e madrugada de quarta, quando se espera a parte mais intensa da bolha de ar gelado.

Modelos hoje na sua maioria não indicam neve, mas ar tão gelado assim, pelo contraste térmico com a massa de ar de temperatura bem mais alta na dianteira, deve estimular a formação de nuvens com chance de instabilidade, podendo se caracterizar uma frente fria. Por conseguinte, não será surpresa alguma precipitação invernal.

Essa verdadeira bolha de ar extremamente deve derrubar a temperatura também nos demais estados do Sul, no Sudeste e até no Nordeste do Brasil. Isso porque terá uma trajetória oceânica e deve afetar principalmente o Leste de Santa Catarina e do Paraná, áreas mais perto da costa de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, grande parte de Minas Gerais e até a Bahia. Espera-se algum resfriamento também no Centro-Oeste, sobretudo no Mato Grosso do Sul.

Postado em 09 agosto 2019 13:50 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop