Fruticultura como opção de renda será destaque em Dia de Campo em Rio Pardo

Postado em 05 agosto 2019 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Será realizado na próxima terça-feira (06/08), a partir das 13h, no Parque da Expoagro Afubra, no município de Rio Pardo, uma nova edição do Dia de Campo sobre Fruticultura. A programação tem como destaque a produção de frutíferas como alternativa de renda para as famílias rurais e é formada por cinco estações temáticas que abordarão os temas: “fruticultura como geração de renda”, “tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas”, “controle das moscas-das-frutas”, “manejo de inverno em videiras” e “sistemas agroflorestais”.

A supervisora microrregional da Emater/RS-Ascar, Marines Bock, destaca que o Dia de Campo é realizado anualmente devido ao grande potencial da região do Vale do Rio Pardo para a produção de frutas. “Há uma grande demanda do comércio por frutas. A grande maioria das frutas comercializadas na região é oriunda de regiões fora do Vale do Rio Pardo e até mesmo do Estado. E a fruticultura é uma excelente alternativa de diversificação e pode vir a ser uma opção de renda em propriedades produtoras de tabaco”, frisa.

A supervisora ainda ressalta que os agricultores têm demonstrado interesse pelo tema. “Percebemos que os agricultores se identificam com a atividade. Mas, observamos também que existe uma carência de informações técnicas sobre a fruticultura por essa não ser uma cultura comercial tradicional da região”, avalia Marines. Segundo ela, os cinco temas trabalhados esse ano são considerados os de maior carência de informação como a questão da mosca-da-fruta que é uma ocorrência em quase todas as propriedades da região, equipamentos de tecnologia da aplicação de caldas e produtos para controle de pragas e insetos e as videiras que são um interesse geral. “O interesse pelas agroflorestas têm crescido já que essa é uma forma de reduzir a incidência de pragas e doenças em pomares, por esse sistema reproduzir o ambiente mais natural possível”, pondera.

Além dos temas já citados, a grande novidade nesta edição do Dia de Campo é a participação do agricultor Orocildo Mendonça, do município de Encruzilhada do Sul, que tem na produção de frutas uma importante fonte de renda para a família, sendo as principais a produção de maçã e uva. “Nossa proposta é mostrar quais as opções e a renda que o agricultor pode obter cultivando frutas. Sem esquecer da parceria com a Afubra que além de disponibilizar o espaço também organiza as estruturas para o desenvolvimento das atividades e da Embrapa que sempre vem apresentar o que tem de mais atual na pesquisa na área da fruticultura”, conclui Marines.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade são cultivados atualmente cerca de 1429 hectares com diferentes variedades de bergamota, laranja, pêssego e uva, além de outras frutíferas.

O Dia de Campo sobre Fruticultura é promovido pela Emater/RS-Ascar, Embrapa e Afubra, com o apoio das Escolas Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol) e de Santa Cruz do Sul (Efasc) e do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo (CVT).

Serviço:
O que: Dia de Campo sobre Fruticultura;
Quando: 06 de agosto de 2019 (terça-feira);
Horário: 13h;
Local: Parque da Expoagro – Rio Pardo;
Realização: Emater/RS-Ascar, Embrapa e Afubra;
Apoio: Efasol, Efasc e CVT;

Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Soledade

Postado em 05 agosto 2019 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop