Governo do Paraná encontra formol em lotes de leite e suspende a venda

Postado em 24 junho 2013 07:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Secretaria da Saúde do Paraná determinou a suspensão da venda de dois lotes do leite UHT desnatado rico em cálcio, da marca Batavo. A medida foi tomada após análises laboratoriais comprovarem a presença da substância formaldeído (formol) em quatro unidades dos lotes TT/04/DP e TT/04/ER. A orientação para quem adquiriu o produto, é que também suspenda o consumo.

Ambos os lotes foram fabricados no Rio Grande do Sul em 28 de fevereiro de 2013 e tem validade até o dia 28 de junho deste ano. Amostras foram coletadas em Curitiba nos dias 27 de maio e 20 de junho pela Vigilância Sanitária Municipal.

“Estamos determinando a interdição cautelar desses lotes, por isso o comerciante que ainda tiver o produto deve recolhê-lo do mercado. Já as pessoas que adquiriram o leite adulterado devem evitar o consumo e buscar os seus direitos”, destacou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

A Secretaria já informou os resultados das análises e as medidas tomadas ao fabricante do leite adulterado (Brasil Foods), além de outros órgãos como o Ministério Público do Paraná (MPP), a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Farude

A adulteração ocorre através da utilização de uréia, que contém formol. Ela pode mascarar a adição de água ao produto, o que aumenta o volume do leite. Se o leite adulterado for consumido em grandes quantidades ou por um longo período de tempo, a intoxicação por formol pode até causar câncer.

Programa

A fraude foi constatada pelo programa de monitoramento da qualidade do leite do Governo do Paraná. Desde maio, 31 amostras de 10 marcas do leite longa vida já foram coletadas e analisadas pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR). Até agora, apenas essas quatro amostras da marca Batavo foram consideradas irregulares.

Equipes das vigilâncias sanitárias municipais e estadual continuam coletando amostras de leite em todo o Estado. Outras 29 amostras já estão em análise no Lacen-PR, em Curitiba, e o resultado deverá ser divulgado no final do mês de junho.

O Governo do Estado também avalia a qualidade do produto fornecido para o Programa Leite das Crianças. Dentre as 45 amostras já avaliadas, nenhuma apresentou indícios de adulteração.

Agência de Notícias do Paraná

Postado em 24 junho 2013 07:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop