Grandespe: Semeadura do trigo praticamente encerrada na região

Postado em 22 junho 2013 08:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com a proximidade do final do mês de junho, observa-se que a maioria das lavouras de trigo na região de atuação da Grandespe já foi implantada. Estima-se através de levantamentos a campo que a semeadura do cereal encontra-se entre 80 e 90% concluída, restando apenas a implantação de materiais de ciclo mais curto, como BRS 331, Guamirim e Marfim, que preferencialmente devem ser semeados no final da época recomendada para o cultivo de trigo no estado.

Com a previsão de dias ensolarados para a próxima semana, deve-se confirmar uma condição adequada de umidade no solo, permitindo que os produtores finalizem por completo a semeadura do trigo na região.

Com relação aos campos semeados ainda no início do mês de junho, verifica-se em grande parte dos casos o estabelecimento de um ótimo estande de plantas, vindo de encontro com as recomendações técnicas. Isto se deve principalmente às condições climáticas favoráveis à emergência da cultura, com boa disponibilidade de umidade no solo e temperaturas adequadas, inclusive um pouco acima do que se esperava para a época, o que acabou por acelerar a emergência e o estabelecimento das plantas. Além disso, a qualidade das sementes é outro fator decisivo que interfere diretamente na uniformidade do estande de plantas. Mesmo sendo uma prática fundamental para a obtenção de rendimentos elevados e comprovadamente rentável em qualquer safra ou cultura, a importância de se utilizar sementes certificadas de qualidade ressaltou-se ainda mais neste ano, já que na safra anterior, devido às intempéries climáticas, houve uma queda acentuada na qualidade dos grãos colhidos, o que acabou exigindo um beneficiamento mais rigoroso para a obtenção de sementes com a qualidade ideal.

Apesar de estarmos na safra de inverno, neste momento já é definido o planejamento do cultivo e a aquisição de sementes, fertilizantes e insumos da lavoura de verão safra 2013/2014. Neste sentido, a Grandespe Sementes dispõe de uma gama completa de cultivares de soja, com a qualidade de sementes reconhecida há vários anos no mercado. Também dispomos de fertilizantes e uma linha completa de defensivos agrícolas. Procure a unidade mais próxima e faça bons negócios.

Gustavo Augusto Stärlick
Engenheiro Agrônomo

Postado em 22 junho 2013 08:56 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop