CARAZINHO – 26ª SIPAT no HCC aborda o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas do coquetel HIV

Postado em 26 julho 2019 10:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No terceiro dia de atividades da 26ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT, os profissionais do Hospital de Caridade de Carazinho assistiram à palestra ”Orientações e efeitos colaterais do coquetel HIV”, ministrada pelas enfermeiras do Serviço de Assistência Especializada – SAE do município, Cristiane Sbardelotto e Mariceri Xavier.

Durante a explanação, ocorrida em dois turnos, elas apresentaram o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas da Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco à Infecção pelo HIV (PEP) – tratamento indicado pelo Ministério da Saúde às pessoas que tiveram exposição a algum material biológico com risco de transmissão do vírus, com o intuito de evitar a contaminação.

Nesse grupo de pessoas, estão os profissionais de saúde que, por acidente, acabam entrando em contato com materiais contaminados, como seringas, agulhas, sangue e secreções de pacientes.

Ao falar sobre o tema, portanto, as enfermeiras detalharam o passo a passo do atendimento desses casos, que inclui uma completa avaliação do risco da exposição – com a identificação do período e da forma de exposição, do tipo de material biológico envolvido e das condições sorológicas do exposto e da fonte.

Também, falaram sobre as medicações antirretrovirais utilizadas na profilaxia pós-exposição, suas indicações e contraindicações, seus efeitos adversos e forma de administração, além da investigação diagnóstica que confirma ou não a contaminação pelo vírus.

Por fim, ainda, sanaram dúvidas dos participantes, ressaltando a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, que protegem o profissional da saúde durante o atendimento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas.

Sobre a SIPAT
Promovida anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HCC, a SIPAT visa orientar e conscientizar os colaboradores da instituição de saúde sobre a importância dos cuidados, da atenção e das medidas de segurança, a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Como tema ”Um trabalho bem executado tem a segurança como resultado”, o evento deste ano iniciou na segunda-feira (22) e estende-se até quinta-feira (25).

Em seu último dia, a programação do evento conta com a palestra ”Cuidados ao movimentar pacientes do leito e evitar acidentes de trabalho”, que será ministrada pela fisioterapeuta Naiara Pereira em dois horários, às 9h e às 15h.

(Fonte: Ascom HCC).

Postado em 26 julho 2019 10:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop