TAPERA – EMEF Francisca Cerutti fomenta projetos do Programa A União Faz a Vida

Postado em 21 junho 2013 07:55 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O educandário está participando do Programa A União Faz a Vida, através de projetos desenvolvidos pelas turmas. Dentre estes, as turmas da Educação Infantil A e B, além da turma do 5º Ano realizaram atividades de expedição investigativa proposta pelo programa.

A turma do 5º Ano, acompanhados da professora Rosana Pecinin e da supervisora Josemári Eckstein realizaram uma visita ao Hortifrutigranjeiro do senhor Marcelino Siqueira, na Comunidade da Vila Elisa. Durante a atividade do Projeto: “Saúde e Alimentação saudável”, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as etapas de plantação das verduras e hortaliças, a estufa berçário e as formas de cultivo das que são produzidas hidroponicamente. Tivemos a oportunidade de conhecer o sistema de irrigação por gotejamento que é realizado com água potável.

Os alunos fizeram diversas perguntas sobre o cultivo e o preparo adequado da terra, tiveram a oportunidade de verificar como acontece a distribuição dos nutrientes nas hortaliças hidropônicas, verificamos como é cultivado os brotos de alfafa e a forma de embalar para a comercialização. “O Marcelino incentivou o consumo de alimentos saudáveis para beneficiarmos nossa saúde, e agradeceu nossa visita com a doação de mudas de alface que foram distribuídas a todos estudantes do educandário”, comentou a coordenadora do programa na escola, professora Josemári Eckstein.

Outra atividade do projeto que foi realizada nesta semana foi a atividade culinária com o reaproveitamento dos alimentos, os alunos fizeram o Bolo de casca Banana e o Suco de casca de Abacaxi com Hortelã e degustaram as receitas demonstrando satisfação. Estas receitas são parte integrante do Livro de Receitas Saudáveis que estão construíndo.

O Projeto: “Alimentação Saudável: uma boa ideia!”, das turmas da Educação Infantil, com as professoras Ana Paula Maciel Lottermann e Maria Aline da Silva Mello assistiram uma palestra com a Nutricionista Cleonice Steffens referente aos benefícios de termos uma alimentação saudável e a importância do consumo de água. Posteriormente foi realizado uma Vitamina de Banana com Aveia, que foi aprovada pelas crianças. “O incentivo aos hábitos alimentares saudáveis deve iniciar desde a infância para obtermos uma qualidade de vida”, comenta a nutricionista Cleonice Steffens.

A próxima atividade agendada ás crianças será a visita a Corsan, para poderem sanar uma curiosidade comum das turmas: “De onde vem a água?”. É gratificante ver a satisfação dos educandos quando estão realizando suas pesquisas de campo.

Postado em 21 junho 2013 07:55 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop