Cooperativas do Rio Grande do Sul apresentam projetos em evento internacional

Postado em 24 julho 2019 06:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

De um total de onze cases brasileiros que concorrem à premiação no programa World Young Credit Union People (Wycup), três são gaúchos

Entre os dias 28 e 31 de julho, o Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do Brasil – participará da Conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), nas Bahamas. Durante a conferência, um dos principais eventos do segmento, três cooperativas gaúchas do Sicredi concorrerão ao Wycup – Programa destinado a jovens cooperativistas de até 35 anos de idade, que tenham desenvolvido iniciativas de destaque socioeconômico nas comunidades onde atuam. “Estar imerso em um ambiente cooperativista propicia experiências que contribuem para o desenvolvimento pessoal dos jovens. O comprometimento das cooperativas e a dedicação com ações complementares de benefício à sociedade trazem práticas e experiências de cidadania imprescindíveis para a vida de cada participante”, afirma o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

Projetos gaúchos inscritos no Wycup
Programa Líder Jovem – Iniciativa desenvolvida pela cooperativa Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, de Rodeio Bonito, para estimular o espírito de liderança no público de 15 a 17 anos. Mais de 330 jovens associados ou filhos de associados já foram formados pelo programa, enquanto mais de 80 participam de turmas em atividade. Micheli Thiesen será a responsável por apresentar o projeto. “Os participantes do Líder Jovem passam por diferentes níveis de formação, conduzidos por profissionais de universidades ou integrantes da cooperativa, com o objetivo de estimular o espírito de liderança, através de vivências que proporcionem o desenvolvimento de habilidades e competências para a sua atuação na sociedade” explica Micheli. Após cada módulo, os jovens são envolvidos em atividades de campo, para colocar em prática os aprendizados.

Cooperativas Escolares – Programa da cooperativa Sicredi Ouro Branco RS, de Teutônia, tem como intuito desenvolver a liderança e o empreendedorismo nos jovens. Thaís Christ, que entrou na unidade como jovem aprendiz e hoje atua como colaboradora, comenta: “Desde 2016, as cooperativas escolares participam da educação de aproximadamente oito mil estudantes nos municípios de Teutônia, Estrela, Montenegro e Nova Santa Rita, que, juntas, somam 22 educandários”.

Conselho Jovem – Constituído na cooperativa Sicredi Pioneira, de Nova Petrópolis, capital nacional do cooperativismo. O projeto tem como objetivo desenvolver e capacitar os jovens que participaram das cooperativas escolares, para que eles promovam ações de cidadania, cooperação e liderança em suas comunidades. “O conselho jovem é formado por 14 pessoas, com idades entre 17 e 25 anos, oriundos de cooperativas escolares, além de dois membros estatutários da Sicredi Pioneira,” destaca a vice-presidente da cooperativa, Heloísa Helena Lopes.

As inscrições da delegação do Sicredi na Conferência Mundial do Woccu contaram com o apoio do SESCOOP.

Lucas Henriques – CDN Sul

Postado em 24 julho 2019 06:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop