PASSO FUNDO – Hospital de Clínicas completa 105 anos hoje como referência regional de saúde

O Hospital de Clínicas de Passo Fundo completa hoje (20) seus 105 anos de atividades na cidade. A entidade por muitos anos se chamou Hospital da Cidade, porém a marca foi reformulada para acompanhar suas múltiplas funções. Criado para atender a demanda local onde pacientes precisavam se deslocar a cidades distantes em busca de saúde, o hoje Hospital de Clínicas está em reformas de ampliação e modernização, mostrando que não parou no tempo.

Há 105 anos sócios de toda a região deram o primeiro passo de apoio e hoje a sociedade de Passo Fundo continua este trabalho. A Uirapuru conversou na tarde de ontem com o vice-diretor do hospital, Paulo Adil Ference, que falou sobre o momento histórico. Ference destacou que hoje, passados mais de um século, o hospital é muito diferente da casa simples que foi em sua origem. Ajudou a alavancar a saúde e tornar a cidade um polo também de educação, através de suas parcerias com as faculdades de medicina que iniciaram ainda em 2005.

Outro ponto destacado por Ference são as diversas pesquisas com pacientes, onde os tratamentos são desenvolvidos para novos enfermos e faz de Passo Fundo um local completo para atendimento em saúde.Além do desenvolvimento em saúde e de atender pacientes de toda a região norte e até de outros Estados, é também um gerador de emprego e movimenta a economia local. O vice-presidente Ference falou com orgulho da trajetória do Hospital de Clínicas, destacando que os seus fundadores sonharam o que hoje é uma realidade e que muitas coisas foram além do próprio sonho e chegando a campos jamais pensados.

Rádio Uirapuru