ESPUMOSO – Resumo da última sessão ordinária da Câmara de Vereadores

Postado em 20 junho 2013 14:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

ATA Nº. 2733
DATA: 19/06/2013.
HORÁRIO: 15H00MIN.
LOCAL: PLENÁRIO “AGOSTINHO SOMAVILLA”
VEREADORES PARTICIPANTES: Bancada do PP; Leoberto Comin, Sonia Maria Cambrussi Dolci, Jadir José de Oliveira, Andréia Ortiz Moraes, Odil Diogo Missio; Bancada do PDT- Altieris dos Santos, Vagner Cassiano dos Santos, Jorge Ranzi.
Constatando haver quorum e invocando a proteção de Deus, o Presidente, Vereador Leoberto Comin, declarou aberta a presente Reunião Ordinária.
Em seguida convidou a 1ª Secretária Vereadora Sonia Dolci, para que fizesse a leitura de um texto Bíblico.
Colocado em votação a ata da ultima reunião ordinária, foi aprovada por todos os Vereadores.
Em seguida passou a fazer a leitura das correspondências recebidas de diversas repartições, constando dê:
-Da CEF, informando a liberação de R$. 89.078,04 referente à 6ª parcela do programa do Governo Federal Urbanização, Regularização e integração de assentamentos; Do Gabinete do Prefeito informando os repasses do Governo Federal, no mês de maio 2013;
-Da UVERGS convidando para o IX seminário sobre gestão pública contemporânea de 25 a 28 de junho;
– Convite do SICREDI, para comemorar a semana Internacional do Cooperativismo, dias 03 e 04 de julho;
– Do Conselho Municipal de Cultura, para uma reunião dia 25 de junho às 18h30min.

EXPEDIENTE VERBAL DO PODER LEGISLATIVO

1-O Vereador Vagner solicita ao Poder Executivo Municipal, para que reabra a Biblioteca Municipal, porque temos ali um acervo grande de livros, que serve de pesquisa para os acadêmicos e estudantes de nosso Município.
Também solicita que sejam colocados ali dois ou três computadores, que servirá para quem quiser estudar, realizar pesquisas, e que não tem acesso em casa.
2- O Vereador Altieris disse que esteve observando a situação da rua Cristóvão Colombo, em dias de chuva, quanto ao escoamento d’água, os carros precisam subir em cima dos passeios para que os professores e alunos, possam descer dos carros para chegar ao colégio sem se molhar, pois ali fica acumulando água,e precisa ser feito o escoamento da mesma.
Também solicita que sejam repintadas as faixas de estacionamentos.
3- O Vereador Leoberto solicita ao Poder Executivo Municipal, para que seja providenciado o fechamento de uma vala que esta se criando na VRS 817 saída para Alto Alegre, próximo a entrada do aero Clube, que está abrindo por baixo do asfalto, que se não for fechado, logo cederá, por isso precisa ser contida a erosão.

EXPEDIENTE DO PODER EXECUTIVO

1-Através do oficio n.º 189-2013, o Poder Executivo informa, conforme solicitação do Vereador Vagner, que o vale alimentação dos funcionários está sendo pago, porém quanto ao pagamento retroativo, está sendo estudado pelo jurídico, quanto à constitucionalidade da emenda.
2- Foi aprovado por Unanimidade o Projeto de Lei n.º 042-2013, que autoriza o Município de Espumoso a efetuar cessão de uso de área ao estado do Rio Grande do Sul, e dá outras providências, esta cedência, é para a construção de um prédio, que servirá para a implantação da escola técnica de Espumoso, via FNDE.
O Presidente acatando o pedido de urgência, pela necessidade desta lei estar à disposição do estado até o dia de amanhã, se não o tiver corre-se o risco de perder a liberação deste projeto para nosso Município.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Usando a tribuna o Vereador VAGNER DOS SANTOS já se reportou aqui dias atrás sobre a administração passada, do prefeito Zelo e toda sua administração, pelos trabalhos realizados e pelos projetos encaminhados, e ficou muito contente vendo as pessoas do Loteamento São Valentin recebendo suas casas, e também mais pessoas irão receber suas casas, um bairro com posto de saúde, com Ginásio, e serão no final do projeto mais de cem casas, com toda a infraestrutura necessária para levar uma vida digna.
Também fica feliz vendo o Executivo mandar um projeto para esta casa, onde mais um projeto encaminhado pela administração passada, chega hoje a esta casa para aprovação, trazendo para Espumoso mais uma Escola Técnica, em oito de dezembro de dois mil e onze, na assembleia da AMASBI na cidade de Campos Borges, ficou definido que Espumoso seria sede de uma Escola Técnica. E em dezenove de dezembro de dois mil e onze, a secretaria estadual de educação, acolheu a demanda da região do Botucaraí, alocando recursos de sete milhões para a construção desta escola. Então parabeniza a todos que se esforçaram para conseguir esta escola, pessoas de outros municípios também, e hoje estão aprovando a área para a construção desta escola técnica.
Também notamos nestes últimos dias o povo nas ruas de nosso país, protestando contra a corrupção, contra o custo de vida, contra os baixos salários, contra o atendimento na saúde, educação, e a forma que se vem fazendo política em nosso país, e estamos vendo isso com muito orgulho, vendo o povo fazer suas reivindicações, também sabemos que existem alguns vândalos que se aproveitam da situação, saqueando e apedrejando aqueles que nos protegem, que são nossos policiais que ganham tão pouco para nos proteger, mas estes vândalos não representam o movimento legítimo da sociedade.
Aproveita para parabenizar aos jovens que estudam na Escola Rui Piegas e nos demais colégios, que estão organizando uma caminhada pacífica, parabeniza pela iniciativa, quero dizer que apoio esta manifestação, e que não façam desta manifestação uma manifestação política, como fizeram em outras vezes, aqui mesmo dentro desta câmara de vereadores, uma manifestação política disfarçada de manifestação popular, e apoia estes jovens nesta caminhada, e se fará junto com eles a força necessária para que sejam ouvidos, para que teremos um futuro melhor para todos.
A Vereadora SONIA CAMBRUSSI DOLCI, fala sobre o grupo que fez a grande diferença neste final de semana em Espumoso, esta se vendo no país grupos fazendo manifestações e buscando mudanças, e aqui em Espumoso o grupo que fez a diferença, foi a Liga de Combate ao Câncer, realizando um chá de confraternização, isto também é uma manifestação popular das pessoas que buscam dignidade, respeito e melhor qualidade de vida, para os que estão sofrendo desta doença.
Também apoia o movimento que está sendo feito no país, porque todo movimento que emana do povo e que busca uma melhor qualidade de vida para todos, tem sim seu valor, chega de roubalheira e de faz de conta, nós enquanto políticos temos que ter uma postura coerente, e muito responsável com as coisas públicas, sempre no meio destes movimentos aparecem os baderneiros, mas temos que considerar a maioria que faz um movimento pacífico.
Também parabeniza a administração anterior pela verba que foi liberada para a Escola Técnica, e não pode se privar de dizer que esta Escola Técnica tem o coração do Iopp, ele fez todo este trabalho, buscou isto, e muitas vezes foi taxado de louco, dizendo que ele estava fantasiando e hoje se vê a verdade, parabéns a este nosso grande munícipe, que junto com a administração anterior liderou e buscou esta escola.
Usando a tribuna o Vereador LEOBERTO COMIN, diz que esta casa através de seus edis, apoiam totalmente a iniciativa destes jovens neste processo de manifestação desta sexta feira, e vendo estas manifestações nas capitais, no interior e fora do país, como na Austrália onde está o seu filho, e sendo utilizado as redes sociais para o movimento, e termos mais protestos como amanhã em Passo Fundo onde já tem cinco mil pessoas confirmadas, na sexta feira estarão juntos aqui em Espumoso participando também deste movimento, manifestando a insatisfação com o que está ocorrendo em nosso país.
Também agradece a todos aqueles que tiveram a iniciativa das casas do Loteamento São Valentim, também da Escola Técnica que virá para Espumoso, apesar de que tenham pessoas que já estiveram nesta casa e ainda estão lutando para que não venha que falaram que era mentira do vice-prefeito na época, mas acredita que todos têm sua mão neste projeto, mas o que interessa é que Espumoso está engrandecendo com esta atitude, independente de quem tenha iniciado o processo, obrigado pelo empenho do Roberto Iopp.

COMUNICAÇÕES DE LIDERES

O Vereador Vagner Líder da BANCADA DO PDT, convida a todos para festa na comunidade de Campo Comprido neste domingo e também na comunidade de Pontão do Butiá. Também comunicamos que o PDT não está ajudando na organização de tal manifestação que ocorrerá nesta sexta feira, assim como alguns mal intencionados colocaram nas redes sociais, mas sim participaremos por ser um ato democrático e deve ter a participação de toda comunidade.
A Vereadora Líder da BANCADA DO PP, Sonia – Convida a todos para as festas das comunidades de Pontão do Butiá e Campo Comprido neste domingo.
E Nada mais havendo a tratar o presidente agradeceu a proteção de Deus e declarou encerrada a presente reunião Ordinária.

(Secretaria da Câmara de Vereadores de Espumoso)

Postado em 20 junho 2013 14:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop