Tapera reativa Conselho Municipal de Cultura

Postado em 20 junho 2013 10:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Foi realizada na última quarta-feira (13/06), a reunião para reativar o Conselho Municipal de Cultura em Tapera. O número de participantes no encontro superou as expectativas dos organizadores, principalmente pelo número de pessoas dispostas em trabalhar em prol da cultura.

O prefeito Ireneu Orth agradeceu a participação de todas as entidades e pessoas da comunidade na reunião e a secretária de Educação Maria Regina Bósio Salvadori salientou a importância do trabalho e disponibilidade de cada cidadão taperense.

A diretora de Cultura Kelly Cristina Lopes explicou o que é o Conselho Municipal de Cultura, como funciona e quais os trâmites legais para que seja reativado. Segundo a diretora, o município de Tapera está entre as 30 cidades do estado que já assinaram o Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura. A próxima etapa será a criação do Sistema Municipal de Cultura que deverá conter os três itens obrigatórios: Conselho (Tapera já criou conforme a Lei Municipal nº 1.799, de 24 de agosto de 1999, e agora foi reativado), Plano Municipal de Cultura a ser elaborado com a comunidade e Fundo Municipal de Cultura. Ambos, Plano e Fundo, devem ser criados por Lei.

A partir de agora, os representantes do Conselho Municipal de Cultura serão: Executivo, uma pessoa ainda deve ser designada; Kelly C. Lopes, representando o Departamento Cultural da Secretaria de Educação; Ilário Pértile (titular) e Lausane Pasinato Hefler (suplente), representando as escolas do município; Dionísio Seibel (titular); Bruno Eckert (suplente) e Patrícia Mariani (suplente), representando os profissionais liberais; Alcides Arnhold (titular) e Maria Lúcia Cioatto (suplente), representando a entidade Lions Clube; Felipe Rosa da Luz (titular) e Jorge Quadros (titular), representando as entidades culturais tradicionalistas.

Todos que estavam presente no evento foram convidados para a 3ª Conferência Nacional da Cultura, fase intermunicipal, que será promovida em Ibirubá, no dia 2 de julho. A Prefeitura disponibilizará transporte.

A próxima reunião do conselho será no dia 15 de julho, na sala de reuniões da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, às 19h. A pauta terá a escolha da diretoria.


(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Tapera)

Postado em 20 junho 2013 10:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop