IBIRUBÁ – Grupo de Reeducação Alimentar mais saúde e bem-estar a partir de uma alimentação saudável

Postado em 18 julho 2019 10:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Pessoas interessadas podem participar do Grupo gratuitamente, com encontros mensais na terceira quinta-feira de cada vez, na sala de reuniões da Secretaria de Saúde, sempre às 9 horas. O próximo encontro será no dia 18/07.

Há 16 anos, a Reeducação Alimentar vem sendo oferecida à população pela Secretaria de Saúde de Ibirubá (SMS) através de um grupo que se encontra mensalmente. A atividade tem a coordenação da nutricionista da pasta Clarice Borges. Além do acompanhamento nutricional realizado por ela, outros profissionais também participam das reuniões. “Sempre convidamos profissionais de várias áreas para falarem sobre um assunto relacionado à Saúde. Trabalhamos a Reeducação Alimentar como uma mudança de comportamento. O participante recebe uma carteirinha para um acompanhamento mês a mês, onde anotamos seus dados, como peso, aferição de glicose e pressão”, explicou a nutricionista.

Qualquer pessoa pode participar, sem custo nenhum: quem busca qualidade de vida através de uma alimentação saudável, quem deseja o emagrecimento saudável e definitivo ou aquelas que têm encaminhamento específico de profissionais de Saúde.

O Grupo tem por objetivo mostrar o caminho, o que é e como fazer uma alimentação saudável, como evitar a obesidade ou até o efeito sanfona emagrece-engorda-emagrece-engorda.

Com a Reeducação Alimentar, as pessoas aprendem a comer de maneira saudável para sempre. Com isto, melhoram a sua qualidade de vida, principalmente, se agregarem outros hábitos saudáveis em sua rotina diária, como, por exemplo, a prática de atividades físicas.

Para mais informações ou esclarecimentos, as pessoas podem entrar em contato com a Clarice, em seu consultório junto ao Posto Odontológico, na Rua Sete de Setembro, ou através do telefone (54) 3324-1655.

Por que se reeducar??
Estudos mostram que a obesidade é uma doença e um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, especialmente no Brasil, pois pode predispor a várias outras doenças, como diabetes, pressão alta, problemas nas articulações, cardiopatias, trombose, problemas respiratórios, câncer, depressão, entre outras. De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade aumentou 60% entre os anos 2006 a 2016, tendo uma projeção para o ano de 2035 num aumento de 150%. Anos atrás, o problema maior era a desnutrição. Nos dias atuais, é a obesidade. Mais da metade dos adultos estão acima do peso e 40% das crianças apresentam risco de sobrepeso, sobrepeso ou obesidade. Crianças com sobrepeso têm 55% de chance de se tornarem adolescentes obesos e 80% de chances de serem adultos obesos. “Esta é a nossa preocupação. A curto e a médio prazos, essas pessoas poderão ter problemas sérios de saúde. É preciso mudança de hábitos na família toda.

As pessoas estão na busca incessante pelo emagrecimento, fazem uma determinada dieta retirando um nutriente do seu cardápio ou até deixam de comer. Isto agride o organismo da pessoa. O corpo para se proteger dessa agressão, acaba diminuindo o seu metabolismo, ficando difícil de emagrecer cada vez mais. E ainda pode gerar outros problemas, como transtornos alimentares, bulimia, anorexia. “Não existe nenhum milagre para emagrecer. O que existe é a reeducação alimentar, mudança de estilo de vida, de hábitos alimentares”, alertou a nutricionista.

Magda Pimentel – Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ibirubá

Postado em 18 julho 2019 10:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop